A Infosys anuncia S. D. Shibulal como seu novo CEO e diretor de Administração.

A companhia também tem novos presidente emérito, N. R. Narayana Murthy; presidente e co-presidente do Conselho de Administração, K. V. Kamath e S. Gopalakrishnan, respectivamente.

O novo CEO é um dos co-fundadores da empresa indiana e exercia, até agora, o cargo de CEO da Infosys Technologies Limited.

Shibulal, que tem mestrado em Física pela Universidade de Kerala e em Ciência da Computação pela Universidade de Boston, acumula mais de três décadas de experiência no setor de serviços de TI, tendo atuado no desenvolvimento do Global Delivery Model da companhia.

Já Murthy também participou da fundação da empresa, tendo sido o mentor dos co-fundadores, segundo comunicado enviado à imprensa.

"Estou satisfeito por havermos montado uma equipe perfeita para fortalecer as conexões entre clientes, investidores e empregados, de um lado, e uma governança de classe mundial do conselho, de outro”, afirma o novo presidente-emérito.

Vaman Kamath, por sua vez, é, atualmente, diretor independente no Conselho da Infosys e presidente não-executivo do Conselho de Administração do ICICI Bank Limited, o segundo maior banco da Índia.

Formado em Engenharia Mecânica e Administração pelo Instituto Indiano de Administração de Ahmedabad, o executivo já foi eleito "Businessman of the Year" pela revista Forbes Ásia (2007) e "'Business Leader of the Year" (líder empresarial do ano) pelo jornal The Economic Times.

Gopalakrishnan, o novo co-presidente do conselho da Infosys, é também um dos co-fundadores da empresa e vem exercendo os cargos de CEO e diretor de Administração desde junho de 2007.

O executivo integra o Thinkers 50, lista que traz a elite dos pensadores empresariais globais, compilada pela IE Business School de Madri e a London Business School's Management Innovation Lab, de Londres.

O co-presidente tem pós-graduação em Física e Ciência da Computação pelo Instituto Indiano de Tecnologia de Chennai.

As nomeações passam a valer a partir de 21 de agosto de 2011.

O presidente do Comitê de Nomeações da Infosys, Jeffrey S. Lehman, salienta os novos gestores como “uma variedade extraordinária de talentos e experiências”.

“Não poderíamos estar em melhores mãos", afirma Lehman.

A Infosys emprega, atualmente, mais de 1,3 milhão de funcionários, que atendem a clientes de mais de 30 países nas áreas de consultoria, engenharia e terceirização de serviços de TI.

A companhia também anunciou, recentemente, mudanças em cargos no Brasil.

No final de 2010, Avishek Nigam, brasileiro filho de pais indianos, foi indicado para diretor da área de Vendas no país, após atuar por 3,8 anos como country manager da Stefanini na Índia.

O executivo fica baseado na matriz da Infosys em Belo Horizonte.

A unidade foi o primeiro centro de desenvolvimento estabelecido pela empresa no Brasil.

Localizado junto à filial da organização indiana na capital mineira, o centro atende tanto a clientes do país quanto a unidades nacionais de clientes globais da companhia, contando com um portfólio de serviços para os setores bancário, financeiro, de seguros, distribuição, indústria e energia, entre outros.