A Feevale lançou nesta terça-feira, 02, o Inovamundi, programa de estímulo à inovação e à produção de conhecimento.

O projeto, que contará com um evento entre os dias 15 e 17  de outubro deste ano, pretende disseminar ações inovadoras nas áreas científica, tecnológica e social, a partir do que o pró-reitor de Pesquisa, Tecnologia e Inovação da universidade, Cléber Prodanov, define como “um canal permanente de comunicação entre a instituição e os demais atores do desenvolvimento”.

Com esta proposta, a universidade irá buscar parcerias com a iniciativa privada, a exemplo do que já vem fazendo em outras iniciativas – só no ano passado, 45 empresas se associaram a projetos de pesquisa e produção da Feevale. O governo também será parceiro. “Hoje, sete prefeituras já mantém parcerias conosco”, declara Prodanov.

Acordos acadêmicos também são cogitados. Atualmente, sete universidades estrangeiras e 23 nacionais já são aliadas da faculdade de Novo Hamburgo.
 
Além das parcerias e buscas de incentivo, o Inovamundi também compreende a realização de eventos paralelos, como a Feira de Iniciação à Pesquisa, voltada ao fomento da inovação entre alunos do Ensino Médio; a Feira de Iniciação Científica, que congregará trabalhos acadêmicos e docentes; o Seminário de Pós-Graduação, que se constitui em uma atividade de estímulo à produção e à socialização do conhecimento entre estudantes e professores pós-graduados; e o Seminário de Inovação da Feevale, cujo público alvo são empresários e alunos de graduação e pós-graduação que buscam interligar o meio corporativo e a universidade.
 
“Todos são eventos focados em criatividade e inovação. O que pretendemos é estimular o desenvolvimento científico, estreitar o relacionamento da Feevale com empresários e outras instituições, desenvolver a cultura da inovação e do empreendedorismo e relacionar as demandas provenientes do mercado com o conhecimento existente na universidade”, finaliza Prodanov, que também é colunista do Baguete.

Acompanhe as colunas do pró-reitor no Baguete Diário pelo link relacionado abaixo.