A Fiergs vai adotar um sistema de compras eletrônicas da catarinense Paradigma para descentralizar as compras em suas 14 regionais no Rio Grande do Sul.

O sistema será  usado em compras de pequenos valores, permitindo maior proximidade e capacidade de negociação com fornecedores locais.

A novidade já opera em seis regionais e deve estar plenamente operativa até o final do primeiro semestre de 2011.

“Antes, pessoas de áreas técnicas das unidades cotavam em papeis, fax ou emails de forma não estruturada e toda a operacionalização era realizada manualmente, inclusive as aprovações de compras regionais”, explica Roberta Almeida, gerente Gestão de Suprimentos Sistema Fiergs.

A Fiergs é a segunda maior instituição representativa do sistema de indústria do Brasil, atrás apenas da paulista Fiesp, e atua como elo entre 112 sindicatos setoriais e mais de 40 mil empresas.

A entidade já opera há mais de três anos um portal de compras eletrônicas da Paradigma, através do qual já realizou mais de 400 processos de compras, totalizando R$ 135 milhões. A redução média de preço por compra fica em 25%.

Sediada em Florianópolis e com filial em São Paulo, a Paradigma atua principalmente nos segmentos de energia, governo e empresas da cadeia de valor.

A empresa é responsável pelos mega-leilões de energia elétrica que comercializaram mais de R$ 400 bilhões nos últimos cinco anos.