A empresa Strategy Analytics divulgou nessa quarta-feira, 02, dados que apontam para perda de mercado da Apple nos tablets.

Segundo o estudo, o sistema operacional Android conquistou uma fatia de 22% desse mercado no último trimestre de 2010 – uma dentada de 20% no mercado do iPad, que registrou 75% nos últimos três meses do ano passado.

No terceiro trimestre de 2010, aponta a pesquisa, a Apple tinha 95% da fatia de mercado.

Ainda que tenham modelos de negócios diferentes – a Apple assume hardware e software, enquanto Google assina apenas a plataforma que roda nos gadgets de parceiros – as duas empresas prometem polarizar o duelo no segmento.

Segundo a pesquisa, por exemplo, o Android se beneficiou das vendas do Galaxy Tab, da Samsung, baixando a participação do iOS (da Apple).

Nesse ano, está prevista a chegada de novos tablets com Android ao mercado, incluindo o Xoom, da Motorola, primeiro com o Android 3.0, apelidado de Honeycomb.

A Strategy Analytics afirma que o crescimento das vendas de tablets corresponde a 120% no último trismestre do ano passado, chegando a 9,7 milhões de aparelhos vendidos.

Durante o ano o iPad teve 84% do mercado mundial com 14,8 milhões de unidades vendidas e o Android tem 13,1%, vendendo 2,3 milhões de aparelhos.