Tamanho da fonte: -A+A

Numa tentativa de tornar sua plataforma mais atrativa, a RIM dará tablets Playbook para desenvolvedores de aplicações Android que portarem apps para a plataforma da fabricante do BlackBerry.

Segundo o site All Things Digital, vinculado ao jornal norte-americano Wall Street Journal, a oferta receberá inscrições dos interessados a ganhar um gadget até o dia 13 de fevereiro.

Para participar, é preciso colocar os aplicativos no BlackBerry World.

Aumentar a base de aplicativos é mandatório para as plataformas que querem emplacar no segmento móvel. A Apple, por exemplo, tem aproximadamente 85 mil desenvolvedores cadastrados.

A expectativa do instituto Gartner era de que os aplicativos móveis tenham movimentado US$ 15 bilhões em 2011, chegando a 17,7 bilhões de downloads apenas nesse ano.

No caso da RIM, a busca de aplicações que atraiam o público em geral é fundamental para que a empresa embarque na consumerização de TI – como é chamado o fenômeno em que a opção dos funcionários das empresas por gadgets determina que equipamentos serão utilizados.

Recentemente, a empresa lançou o Playbook no Brasil com um discurso forte de aparelho para o trabalho e a diversão.

Segundo dados do Gartner, no primeiro semestre de 2011, a RIM encolheu 37,43% de mercado no mundo Apple cresceu 29,07% e o Android,152%, assumindo a liderança.

A RIM é a quarta colocada no mercado móvel, precedida pela Apple.