Criare

A Lar Design, franquia da Criare Móveis, de Caxias do Sul, adotou o sistema de gestão FoccoLojas, da também caxiense Focco.

“Uma de nossas dificuldades era a falta de confiabilidade no banco de dados do sistema antigo e no fato de não haver acesso às informações da empresa estando fora do estabelecimento”, explica Rodrigo Zini, diretor da Criare. “Com o FoccoLojas, ganhamos agilidade no acesso, com informações em tempo real”, completa.

O ERP da Focco exclusivo para lojas de móveis planejados funciona em formato 100% web.

Conforme Zini, isso facilita o controle e administração da loja a partir de qualquer parte do mundo.

A solução apresenta um controle por follow up, permitindo que o lojista acompanhe todo o relacionamento da empresa com o cliente, desde o primeiro contato com a loja.

Com isso, todo o fluxo de atividades da empresa pode ser acompanhado pelo sistema, que permite, inclusive, programar atividades diárias de consultores comerciais.

“Percebemos uma evolução na parte operacional da loja, principalmente no que compete a geração de dados, negociação em vendas e propostas aos clientes”, conta Zini.

Sem falar em gestão do negócio: “Com a geração de relatórios pelo FoccoLojas, hoje é possível obter uma análise completa por setor e de todo o funcionamento da empresa, facilitando a tomada de decisão”, encerra o diretor.

Histórico de crescimento
A Focco Sistemas de Gestão está no mercado há 21 anos. Com matriz em Caxias, a companhia tem filiais em São Leopoldo, São José-SC e Jundiaí.

No ano passado, a companhia renovou seu modelo de gestão e passou a contar com duas novas gerências: de Serviços e Comercial.

A primeira foi assumida por Edson Ballico, que até então atuava como gerente de Relacionamento da companhia caxiense e passou a se responsabilizar pelas áreas de customização, consultoria, infraestrutura, serviços e suporte.

Já a gerência Comercial ficou com Carlos Dall’Agno, antigo coordenador das áreas comerciais e de marketing da companhia.

Além disso, no último trimestre de 2010 houve outra mudança: Robson Rizzotto, que antes era gerente de Canais, passou a responder por toda a área Comercial da Focco, que encerrou o ano com crescimento de 20%.

A renovação estrutural foi a segunda da empresa serrana em cerca de um ano: em 2009, a Focco havia incorporado a área de implementação da Otimiza Consultoria, trazendo para seu grupo de diretores Silvana Bettiol, uma das sócias da companhia parcialmente adquirida.

A proximidade entre as duas companhias já vinha de antes: em uma parceria mantida há mais de 17 anos, a Otimiza atuava na implantação do FoccoERP, carro-chefe do portólio da Focco.

E foi exatamente esta área, que representa em torno de 60% dos negócios da Otimiza, que a parceira incorporou.

ERP bombando
E o Focco ERP já começou 2011 bem: o número de empresas que entraram em produção com o sistema em janeiro foi o maior registro da área de serviço nos últimos dez anos.

No primeiro mês deste ano, grupos e empresas como Agrimar, RGB e Moinho Vacaria tiveram o go live no sistema.

Comparado com outros anos, o número de vendas da Focco nesta época do ano já registra evolução de 16%.