Silvana Kusman, gerente de projetos da Cinq
O Boticário apostou em tecnologia da paranaense Cinq Technologies em seu evento Circuito da Beleza, ação de venda consultiva da marca que propõe avaliar o perfil de cada consumidora e direcionar suas compras aos perfumes mais adequados.
Para a ação, a Cinq desenvolveu o aplicativo para iPad “Circuito Fashion”, que permite coletar e avaliar, a partir de perguntas e respostas sobre o cotidiano, o perfil das clientes, enviando, após, sugestões de fragrâncias para as mesmas.
“A junção entre iPad, vendas e beleza é inovadora. Nos orgulhamos de uma parceria tão original”, diz Silvana Kusman, gerente de projetos da Cinq.
Apesar da realização em ambiente físico - shoppings de Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Recife -, o Circuito da Beleza O Boticário é um evento interativo, segundo Tatiana Ponce, gerente executiva de Mercado e Consumidor de O Boticário.
A empresa é, segundo dados próprios, a maior rede de franquias de perfumaria e cosméticos do mundo, com mais de 3.020 lojas no Brasil, divididas entre cerca de 900 franqueados.
No exterior, a marca está presente em sete países, com aproximadamente 100 pontos de venda e 65 lojas exclusivas. No portfólio, mais de 600 produtos.
Apps enchendo a carteira
O negócio de apps tem rendido muito para a Cinq, que é CMMI 3 e faturou R$ 15,6 milhões em 2010, com meta de crescer 25% em 2011: seis meses após lançar seus primeiros aplicativos para iPhone, em fevereiro deste ano, a companhia de Curitiba vendeu mais de 1 mil cópias das soluções.
E não foi só no Brasil: países como EUA, Reino Unido, Argentina, Austrália, França, Canadá, Portugal, Rússia e Suécia compõem o mercado da empresa.
Aliás, do faturamento do ano passado, 40% veio de exportações, especialmente de serviços no modelo offshore outsourcing.
Os aplicativos lançados no começo de 2010 - Boleto Pago, Right Size, Iguassu Birds e Brazilian Coins – são a menina dos olhos da divisão Cinq Mobile, criada depois que, em 2009, a empresa se aliou ao APL de Software da capital paranaense e realizou o primeiro seminário de desenvolvimento para iPhone da cidade.
Conforme Silvana, de lá para cá cresceu não só a demanda por aplicativos e outras soluções de mobilidade na companhia, mas também os investimentos em desenvolvimento deste setor na região.
“Nosso objetivo é pesquisar as necessidades desse novo mercado, desenvolver aplicativos que cativem pela utilidade, design e facilidade de uso”, explica a executiva. “Analisamos cada detalhe do aplicativo: desde o projeto, interface com usuário, desenvolvimento, testes e divulgação”, completa.