Edson Silva

A catarinense Nexxera acaba de reformular seu modelo de atuação no Rio Grande do Sul. A companhia, que até agora atendia ao estado por meio de dois canais comerciais, destituiu os representantes indiretos e abriu uma unidade, com três profissionais dedicados, em Porto Alegre.

A meta é aproximar o atendimento de um mercado que já é o terceiro maior do país em faturamento para a Nexxera, atrás apenas de São Paulo e Brasília.

“Hoje temos mais de 40 clientes no Rio Grande do Sul, entre eles nomes como Banrisul, Sicredi, Tramontina, Randon, entre outros”, conta Edson Silva, presidente da empresa que em 2010 planeja faturar R$ 36 milhões. “Com o atendimento direto, pretendemos reforçar o relacionamento com a base e aumentar as vendas do Ambiente Eletrônico de Negócios (AEN), plataforma para convergência de informações financeiras, mercantis e logísticas”, completa.

A unidade porto-alegrense da Nexxera fica sob o comando do consultor gaúcho Hamilton Pinheiro, que anteriormente atuou por 14 anos na companhia, de onde saiu para realizar projetos pessoais.

“Na Nexxera, passei por diversas áreas estratégicas, como produtos, vendas e comercial”, conta Pinheiro. “Hoje, como bom gaúcho compreendo as necessidades locais do estado, e vou usar todo o meu conhecimento para expandir o portfólio e fidelizar a base de clientes”, pontua.

Na filial, o executivo também contará com Márcio Almeida, também gaúcho, na consultoria de Projetos Corporativos.

Além da sede em Florianópolis e da nova unidade gaúcha, a Nexxera também conta com regionais de negócios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Belém e Minas Gerais.

Para breve, a companhia planeja abrir uma unidade também em Curitiba, para atender a um mercado hoje focado pela matriz catarinense.

Além disso, a empresa - que já cresceu 12% este ano e pretende chegar aos 30% até dezembro - também mantém escritório em Miami e na Colômbia, onde pretende expandir a atuação nos próximos anos. Hoje, o exterior representa pouco menos de 2% do faturamento da Nexxera.

Ao todo, a equipe da companhia soma 250 colaboradores, que atendem a uma carteira de 400 empresas, incluindo 50 bancos e 400 mil usuários.