A Sonda IT lança, por meio de sua divisão de aplicativos Sonda Software, a solução pw.NF-e na plataforma de cloud computing Azure, da Microsoft.

A solução agrega guarda e a gestão dos arquivos, com proteção dos conteúdos XML gerados no momento da emissão da nota fiscal eletrônica e no recebimento da nota de entrada, além da correção eletrônica.

“Com mais de 620 mil empresas emitindo notas fiscais eletrônicas, somando a geração de 2,6 bilhões de arquivos fiscais digitais desde o início de sua obrigatoriedade, hoje o modelo responde por algo superior a 98% de todo o volume de notas já emitidas no Brasil”, afirma o gerente do pw.NF-e da Sonda Software, Alex Marin.

Conforme o executivo, a vantagem para as empresas que optarem pelo sistema de archiving da NF-e na nuvem da Microsoft é a garantia de acessibilidade e tranquilidade de manter os arquivos em um repositório único.

Ainda segundo ele, esse novo modelo é capaz de prevenir possíveis fraudes e de evitar que o usuário cometa falhas como armazenar os arquivos em CD’s ou simplesmente manter esses documentos na própria caixa de e-mail de forma desorganizada.

“O erro está em pensar que o processo envolve apenas a simples autorização de emissão de NF-e ou o envio do XML para o comprador”, afirma Marin. “Embora sejam trâmites básicos, é preciso garantir a segurança dos arquivos pelos cinco anos que a Receita Federal exige e sua rápida localização, se necessário”, complementa.

Fundada no Chile em 1974, a Sonda está presente em nove países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru e Uruguai.

Considerada pelo IDC como a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, a companhia conta com 62 escritórios, que empregam mais de 12 mil colaboradores, atendendo a 2,4 mil clientes, dos quais a metade está no Brasil, onde a empresa está há 20 anos.

No país, a empresa conta com 31 escritórios, atuando por meio das unidades de negócio Sonda Procwork (serviços de TI), Sonda Telsinc e Sonda Kaizen (plataformas) e Sonda Software (aplicativos).