“A Uno Soluções Integradas, desenvolvedora do U-Commerce (sistema 100% web) com sede em São Paulo, se prepara para conquistar o mercado do Sul. Até outubro, a empresa pretende já ter ao menos três franquias ou canais revendedores no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Neste último estado já mantém uma unidade, localizada em Curitiba.

“Apostamos no Sul por ser um bom mercado para o U-Commerce, porém já povoado por concorrentes. Apresentaremos nossos diferenciais para abocanhar também nossa fatia”, comenta Márcio Sanson, diretor da empresa paulista. “Esta inserção na região também será um treinamento para nossa estratégia futura de exportação”, acrescenta.

O fortalecimento da presença no Sul também reforça a meta de crescimento da companhia para 2008: 40%. Além disso, auxilia no alcance dos 40 novos clientes que a empresa pretende conquistar este ano para este software, que já é utilizado por uma base de 60 organizações, entre elas GetNet, Lazuli Editora, Prime Technologies e Intertek, entre outras.

O maior diferencial da solução para competir no Sul, segundo Sanson. “Temos expertise neste tipo de software desde 2004, quando lançamos a solução”, conta o diretor.

Desenvolvida em framework que facilita a parametrização e customização, a ferramenta consolida informações entre duas ou mais empresas, sejam elas filiais, franquias, distribuidores ou revendas. Além disso, oferece relatórios e dados essenciais em tempo real, tudo centralizado em administração via internet.

O software, voltado a pequenas e médias empresas com faturamento de até R$ 3 milhões mensais, é baseado nas práticas de engenharia PMBOK, UML e APF, com desenvolvimento em arquiteturas abertas Java e Mysql. “Acreditamos no processo de desenvolvimento colaborativo. Nossa intenção é abrir os códigos do sistema num futuro próximo”, antecipa Sanson.

Portfólio
Além do U-Commerce, a Uno também oferece ao mercado o Infopack, sistema para administração e criação de lojas virtuais, ferramentas de mobilidade e Fábrica de Software, voltada ao desenvolvimento de soluções sob demanda.

Tipo exportação
Enquanto afirma que o fortalecimento no Sul será um "treinamento para exportação", a Uno deixa escapar que já alçou vôos exteriores: a companhia atende a um cliente em Dubai, com cerca de 12 usuários de seu U-Commerce. O suporte todo é prestado pelo escritório de São Paulo. Nada como a web.”