A Everis - consultoria multinacional que oferece soluções de negócio globais e TI - aposta no modelo de Arquitetura SOA para bancos e inicia prospecção no mercado brasileiro: a partir de agosto a empresa inicia projetos no país com foco no próximo ano fiscal.

“Atualmente 20% a 30% dos bancos brasileiros já estão maduros o suficiente para implantar a SOA em seus sistemas e é apenas uma questão de médio prazo para que as instituições percebam a importância desta ferramenta”, afirma Manuel Carlos Alcoba, sócio responsável pela Unidade de Tecnologia Mundial da Everis consultoria.

Entre projetos e implantações da SOA a empresas já se estabeleceu nos mercados da Europa, porém no Brasil ainda encontra desafios como a organização dos bancos que é feita por canais e não por processos.

“Os bancos que inovaram a arquitetura não fizeram isso do dia para a noite tiveram um tempo necessário, é difícil trocar a arquitetura, mas como estamos falando em flexibilidade é possível fazer a mudança por módulos e esse é um dos principais diferenciais”, diz o executivo.

De acordo com Alcoba, a plataforma permite que todas as operações sejam visualizadas, tendo como resultado fazer com que a área funcional fique mais próxima da área técnica, permitindo um melhor relacionamento entre ambas.

“Sabemos que a implantação da SOA requer uma forte mudança cultural, especialmente nas áreas de TI. Para isso teremos que analisar, entre outros desafios, o modelo de difusão de inovações do mercado brasileiro e seguir com nossa oferta de trabalho”, ressalta Alcoba.

Entre as ofertas da plataforma está a liberação das áreas de negócio das restrições das áreas de tecnologia, e para os clientes finais o acesso a produtos mais adaptados, como por exemplo, os serviços por celular ou internet.

No Brasil, a empresa conta com mais de 800 profissionais. O foco de negócios da everis no país são os setores de Entidades Financeiras, Telecomunicações e Indústria.  Em 2009, a empresa faturou mundialmente € 404 milhões, sendo R$ 70 milhões no Brasil.