No segundo trimestre de 2010, a SAP aumentou em 59% as vendas de soluções para o setor de varejo na América Latina. O incremento foi maior no Brasil e na Argentina, onde a expansão foi superior a 100%.

Já no México, as vendas cresceram 81%.

A linha SAP for Retail, focada no varejo, oferece soluções para gestão desde o consumidor no ponto de venda até o back office corporativo.

Há ferramentas para planejamento e gestão de mercadorias, gerenciamento de canais e lojas, otimização de preços, previsão de demanda e reabastecimento de estoque, gestão de promoções e markdowns, além da potencialização de RFID.
 
“O setor de varejo está entre os três mais importantes estrategicamente para a SAP”, declara Felix Feddersen, vice-presidente para Empresas de Grande Porte na SAP Latin America. “À primeira vista, notamos um interesse cada vez maior nas nossas soluções de BI específicas para o setor”, acrescenta.

Conforme o executivo, o destaque na área de Business Intelligence são as soluções específicas para incremento do valor dos negócios no varejo, como o gerenciamento da força de trabalho, análise de rentabilidade das lojas, fechamento contábil, gestão de frota e de combustíveis.

“Se por um lado os varejistas geralmente precisam obter um retorno sobre os seus investimentos em TI em menos de um ano, por outro lado precisam de uma plataforma integrada capaz de oferecer benefícios de longo prazo, como a que estamos proporcionando ao mercado”, afirma Feddersen.

Atuando em mais de 25 setores da indústria, a alemã SAP conta com 102,5 mil clientes em mais de 120 países.