A USP abriu as inscrições para o primeiro concurso que a rede americana Games for Change vai realizar na América Latina.

O concurso é voltado a designers profissionais ou amadores, pesquisadores, educadores, empresários e estudantes que atuem com jogos digitais, desde que os projetos tenham foco no tema “transformações sociais”.
 
“A ideia é promover a pesquisa, criação e aplicação de videojogos com potencial para transformar a sociedade, educação, economia e cultura, que são os objetivos da rede, criada em 2004 nos EUA”, explica Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da USP, responsável pela realização do evento.

O concurso pode ser disputado em três categorias: Playground, Engenho e Brincriação. Para as duas primeiras, as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de outubro, enquanto para a terceira vão até 11 de novembro.

O concurso não ocorre em uma etapa só: vai acontecer dividido em eventos que percorrerão várias cidades.

A lista inclui: Taubaté (Festival Ligação – Literatura Infantojuvenil, Games e Artes em Ação, de 12 a 14 de outubro), São Paulo (Dante Digital, dia 28 do mesmo mês), Salvador (X SBGames, de 07 a 09 de novembro), São Carlos (Jornada Games for Change, de 14 a 20 de novembro) e novamente São Paulo, capital (I Festival Games for Change, de 5 a 11 de dezembro).

Os vencedores do concurso serão conhecidos no último evento.
 
“A expectativa é de que aproximadamente 15 mil pessoas participem dos eventos, realizados em parceria com a Fundação Volkswagen e a AMD Foundation”, ressalta Schwartz.
 
A Cidade do Conhecimento
Grupo de pesquisa da USP, a Cidade do Conhecimento atua no projeto e implementação de iniciativas que a universidade batiza de “emancipação digital”.

A rede engloba profissionais da instituição e de outros centros de pesquisa, empresas, governos e organizações da sociedade civil.

Para participar
Os interessados em participar do concurso Games for Change devem buscar mais informações e fazer inscrições pelo e-mail concurso@gamesforchange.org.br ou pelo telefone (11) 3091.4305.

Detalhes e exigências para cada categoria também podem ser conferidos no site abaixo.