A SAP e a Indra lançam uma plataforma conjunta de soluções para gestão de RH. As ferramentas focam processos como captação, desenvolvimento e retenção de talentos.

A solução foi desenvolvida com base no Programa de Gestão de Talentos da Indra, projeto lançado em 2005 que contempla a formação de líderes internos em habilidades como a comunicação, relações sociais com colegas de trabalho, atuação em equipe, produtividade pessoal e valores da empresa.

A meta é transformar gestores em "impulsionadores que transmitem os conhecimentos adquiridos aos seus grupos de trabalho", conforme definição da Indra.

Na nova parceria, os conceitos do programa foram agregados à tecnologia SAP, em uma plataforma de soluções que conta com recursos e indicadores para identificação e seleção de líderes internos, além de gestão da formação destes recursos humanos.

A ferramenta também permite a criação de ambientes colaborativos, avaliação da efetividade de atividades e funcionários, avaliação de impacto através da elaboração de métricas e relatórios, mensuração de graus de satisfação e motivação de colaboradores, entre outros recursos.

A disponibilidade da plataforma no mercado ainda não foi anunciada.

A Indra é sediada na Espanha e figura como a segunda companhia europeia de seu setor por investimento em P&D, com cerca de 500 milhões de euros investidos nos últimos três anos.

Em 2009, a atividade internacional representou cerca de 40% das vendas da companhia, que emprega mais de 30 mil profissionais e atende a clientes de 100 países.

No Brasil, a empresa espanhola está desde 1996, com contratos nos segmentos de governo, telecomunicações e indústria e consumo. São mais de 40 clientes no país.

Já a SAP oferece software e serviços para empresas de mais de 25 setores. A carteira de clientes da companhia alemã traz mais de 105 mil nomes em 120 países.