Mais uma grande empresa internacional de e-learning fechou parceria no Brasil.

A europeia CrossKnowledge, especializada em educação corporativa, distribuirá conteúdo no mercado brasileiro em parceria com a Digital SK.

O acordo prevê investimentos de cerca de €4 mi para a localização (tradução e adaptação de conteúdo) de cursos do catálogo, com cerca de 15 mil recursos pedagógicos e a inserção de autores e especialistas brasileiros para distribuição em escala mundial.

A empresa franco brasileira, com sede em Curitiba e atuação em todo o Brasil, obteve aumento de 147% em seu faturamento em 2010.

Segundo a companhia, o crescimento se dá, principalmente, pelas soluções baseadas em sua tecnologia de treinamento, o Moodle, a plataforma aberta de aprendizagem on-line utilizada 46 milhões de pessoas no mundo.

Atuação ampliada no Brasil
O acordo com a Digital SK deve ampliar a área de atuação da companhia europeia, que já está presente em 14 países e têm mais de 2,5 milhões de usuários no planeta.

Para Michaël Ohana, CEO da Crossknowledge, a estreita cooperação da Digital SK, na localização de conteúdos em português, demonstra o nosso compromisso com o Brasil.

“Esse é maior país da América do Sul,  representa um passo importante para o desenvolvimento internacional da nossa empresa”, enfatiza o dirigente.

Segundo Romain Mallard, diretor da Digital SK, a demanda de conteúdos exigida por empresas que utilizam o e-learning de forma estratégica em seu modelo de treinamento tem aumentado muito.

“Num cenário econômico brasileiro cada vez mais competitivo temos de oferecer, soluções completas de aprendizagem que englobam ferramentas tecnologias, conteúdo e serviços”, explica.

De acordo com o executivo, a empresa pretende atingir dois grandes mercados que necessitam de treinamento on-line no Brasil: empresas de médio e grande porte e escolas de negócios.

Grupo A + Blackboard
Em agosto, o Grupo A, com sede em Porto Alegre, fechou uma parceria exclusiva com a desenvolvedora de soluções para e-learning Blackboard, dos Estados Unidos.

O acordo dá à Grupo A a representação sobre os produtos da Blackboard no Brasil por cinco anos.

Com a parceria, a Grupo A agrega, na largada, 20 clientes ao portfólio, entre eles ESPM, FGV, Dom Cabral e Eurofarma – todas empresas já atendidas remotamente, dos Estados Unidos, pela Blackboard.

Fundada em 1997, a Blackboard está sediada em Washington, DC, tem escritórios na América do Norte, Europa, Ásia e Austrália, e é uma das líderes do setor, atendendo 72% das 200 maiores instituições de ensinos do mundo.

No ano passado, a Blackboard faturou US$ 447,32 milhões.