Tamanho da fonte: -A+A

A exemplo do que ocorreu em 2009, os preços dos serviços terceirizados de TI deverão cair em 2010. Segundo projeção da consultoria ProBenchmark, a previsão é de quedas entre 10% e 14%.

No ano passado, a responsável pela derrubada foi a crise mundial, que obrigou os fornecedores a renegociarem os contratos de serviços, devido à revisão e redução de custos nas empresas, informa o ComputerWorld.

Este ano, segundo a consultoria, a tendência de as empresas optarem pelo offshoring e a adoção do modelo de gestão remoto da infraestrutura é que deverão manter os custos dos serviços de outsourcing em ritmo de queda.

Conforme a avaliação da ProBenchmark, a tendência de queda nos preços do setor se deve à redução no custo do hardware, somada ao fato de que muitos fornecedores têm optado por uma mão-de-obra mais barata, ao utilizar profissionais em outros países para esse tipo de trabalho.

Já os serviços relacionados a computadores tendem a sofrer uma queda de preços de aproximadamente 10% este ano, ao passo que o help desk vai cair de 3% a 6%.

Os únicos em alta
Os serviços de suporte para servidores virtualizados, por sua vez, serão os únicos a fugirem da tendência de queda, mantendo projeção de crescimento com base no aumento da base instalada de máquinas virtuais.