Visitantes conhecem a Cidade Administrativa

A Cimcorp e a NetService ganharam a concorrência para implementar toda a infraestrutura de rede da Cidade Administrativa de Belo Horizonte, um projeto de R$ 104,8 milhões.

O projeto do governo mineiro reunirá todas as secretarias do estado em uma área de 804 mil m². As empresas, unidas no chamado Consórcio Minas Gerais, entregam a primeira fase do projeto em dezembro.

O modelo de gerenciamento após a implementação será através de IaaS (Infraestrutura como serviço) com pagamento mensal.

Está prevista a implementação de uma rede multiserviços convergente que envolve dados, voz, imagem, sistema de monitoramento e segurança, inclusive de terceiros, não havendo informação que trafegue fora da rede desenhada pela Cimcorp.

Os equipamentos serão fornecidos pela Cisco, que reunirá pela primeira vez todo o seu portfólio de produtos em um único projeto.

O que é
Com arquitetura de Oscar Niemeyer, a Cidade Administrativa terá 270 mil m² de área construída, e abrigará 17 mil servidores públicos e 10 mil visitantes. A estrutura contará com: Palácio do Governo, que possui sete pavimentos, auditório em três níveis com capacidade para 540 lugares e Secretarias e Centro de Convivência a Apoio, com 15 andares e dois prédios.

Infra
Todas as edificações serão atendidas com rede cabeada e wireless, esta última contemplando 333 pontos de acesso. Na rede local serão aproximadamente 26 mil pontos de acesso Gigabite Ethernet.

O sistema de telefonia adotado será puramente IP em toda a planta, com 11 mil ramais e aparelhos telefônicos com avançados recursos tecnológicos como display colorido de alta resolução, suporte a aplicações XML e implementação de criptografia.

O ambiente de segurança será composto de sistemas de prevenção de intrusão (IPS), firewall e solução de correlação de eventos, com sistemas de controle de acesso à rede baseados em NAC - Network Access Control.

Quem são
A Cimcorp tem 170 colaboradores e filiais em Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo e canais de Atendimento em toda a região Norte e Nordeste.

Já a NetService tem presença em Minas Gerais, Espírito Santo, Brasília e Sergipe, estados nos quais empresa 800 profissionais.