Os banners do 12º Fórum Internacional do Software Livre, que acontece em Porto Alegre em julho, foram criados usando Adobe.

A opção por usar uma ferramenta de código fechado causou polêmica na Internet, onde o link com  um printscreen da identificação arquivo está sendo repassado com a hashtag #fail.

A página de download do material não informa o software que foi usado para produzir os banners, apenas que os mesmos estão licenciados sob Creative Commons, podendo ser redistribuido e remixado, com tal que seja feita a atribuição do autor original e que as modificações não tenham propósito comercial.

Software para trabalho gráfico é uma área na qual as soluções open source ficam a dever para as fechadas, na opinião de muitos profissionais.

A página da comunidade do software open source Inkscape no Brasil, por exemplo, lista pouco mais de 20 profissionais trabalhando com a ferramenta no Brasil.

No último Fisl, em 2010, ocorreu um encontro paralelo com representantes das comunidades  brasileiras de GIMP, Inkscape, Blender, Scribus e Estudio Livre.

Uploaded with ImageShack.us