Banco Mundial convida desenvolvedores a se empenharem por causas sociais

Tamanho da fonte: -A+A

O Grupo Banco Mundial lançou nessa quinta-feira, 07, uma competição para desenvolvedores de software. O concurso se chama Aplicativos para Desenvolvimento.

Programadores são desafiados a criar aplicativos, ferramentas, visualizações de dados ou "mash-ups" que usem o Catálogo de Dados do Banco Mundial e tratem de uma das oito Metas de Desenvolvimento para o Milênio (MDGs).

“ Crie aplicativos para analisar e atacar os antigos problemas do mundo”, disse o presidente da instituição, Robert Zoellick, ao lançar a promoção.

Os apps podem ser criados para ambientes web, móveis, SMS, smartphones, computadores desktop ou placa de dados. As inscrições devem ser feitas até 10 de janeiro de 2011.

A premiação a que os inscritos concorrem é de US$ 45 mil (cerca de R$ 76 mil), em prêmios e suporte financeiro .Grandes organizações podem concorrer a um prêmio de reconhecimento corporativo. Os inscritos vencedores serão apresentados no site do Grupo Banco Mundial.

"Nós gostaríamos de ver exemplos de programadores de todos os lugares usando nossos dados e os combinando com seus próprios dados para desenvolverem aplicativos realmente úteis para o tratamento de problemas locais. Esse é o poder da inovação das massas e é a essência do desafio", acrescentou Aleem Walji, Gerente de Práticas de Inovação do Instituto Banco Mundial.

Fundado em 1944, o Banco Mundial é uma instituição multilateral com 186 países membros dedicada à assistência técnica e financeira para países em desenvolvimento ao redor do mundo. As metas envolvem redução da pobreza através de projetos em diversas áreas.

Mais informações podem ser obtidas no site relacionado abaixo.