A Quest Software lança um conjunto de soluções de gerenciamento de Windows para o ambiente de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês).

A plataforma, batizada de Quest OnDemand, será hospedada no Windows Azure, que gerenciará ambientes de TI incrementando o Windows Identity Foundation (WIF) e o Active Directory Federation Services (ADFS) 2.0.

Conforme Alexandre Duarte, gerente de Tecnologia da Quest, a ferramenta também conta com uma solução SharePoint baseada no Windows Azure, disponibilizada gratuitamente, voltada à geração de relatórios sobre sites.

“Na verdade, estamos lançando uma nova família de soluções que levam confiabilidade e performance para ambientes on demand”, resume Duarte.

O conjunto reúne, por exemplo, o Quest Recovery Manager OnDemand para Active Directory, que faz backup e recupera dados do Active Directory em nível de objetos.

Já o Quest InTrust OnDemand coleta, armazena, reporta e cria alertas de dados de eventos de Windows, ajudando no cumprimento de regulamentos externos e internos de segurança.

O conjunto de produtos estará disponível no mercado a partir do primeiro trimestre de 2010, pelo sistema de subscrições, sem exigir implementação e manutenção on-premises (no local de instalação).

Uma versão beta da plataforma, entretanto, já pode ser conhecida pelo site abaixo.