Foram demonstradas no final da tarde dessa terça-feira, 07, as novidades do sistema operacional do Google, o Chrome OS. Componentes e uma loja de aplicativos estão entre os recursos.

Um notebook, apelidado de Cr-48, também foi apresentado pelo CEO da empresa, Eric Schmidt.

Segundo o site Venture Beat, o aparelho deve chegar ao mercado mundial em meados do ano que vem.

Os produtos foram apresentados em um evento realizado para a imprensa nos Estados Unidos.

Sob o slogan "nada além da web", o Chrome OS é praticamente uma versão especializada do navegador Google Chrome, rodando aplicativos web disponíveis na loja online Chrome Web Store.

Entre eles, relata o site IDG Now, estão jogos como Poppit!, da EA Games, e uma versão do Kindle, da Amazon. Para o mercado corporativo, apps como o Citrix Receiver permitirão a interação com aplicativos Windows armazenados remotamente.

Em uma demonstração, Word e Excel "rodaram" em uma máquina de referência com o Chrome OS, um datacenter, que armazenava os programas e os arquivos (planilhas e documentos). Para o usuário, eles se comportavam como se estivessem rodando localmente.

A Chrome Web Store oferecerá tanto aplicativos pagos quanto gratuitos, com um sistema de pagamento simplificado.

Para fazer "login" em um computador com o Chrome OS basta informar seu login e senha do Google, e todas as suas preferências pessoais, favoritos do navegador, histórico de navegação e listas de aplicativos serão automaticamente restaurados a partir de uma cópia na web.

Segundo Sundar Pichai, Vice-Presidente da gerência de produtos da Google, o processo de configuração de uma nova máquina com Chrome OS leva apenas 60 segundos.

Conforme o site Engadget, o aparelho tem tela de 12,1 polegadas, webcam, Wi-Fi e bateira com duração de oito horas em uso contínuo e oito dias em standby.

O armazenamento é com memória flash.