Em cada 1000 aparelhos com o sistema operacional móvel Android, apenas seis rodam a versão mais atualizada.
Os dados são de uma pesquisa feita com base nas informações de acesso ao site Android Market nas últimas duas semanas.
Segundo o site IDG Now, a estimativa é que o percentual represente 1,2 milhão de aparelhos.
No mercado, a expectativa é de que mais aparelhos com o Ice Cream Sandwich (ou ICS, nome da versão 4.0 do Android) sejam lançados durante a Consumer Electronics Show (CES), que se inicia nessa terça-feira, 10, em Las Vegas, Estados Unidos, equilibrando a balança do update.
Além de novos aparelhos na CES, o ICS deve se popularizar mais entre os usuários nos próximos upgrades programados pra a plataforma. Eles chegarão entre os próximos três ou seis meses desse ano.
Samsung, LG e Sony Ericsson deverão ter aparelhos atualizados. O primeiro modelo com o Android 4.0 foi lançado em 15 de dezembro do ano passado. Era o Samsung Galaxy Nexus.
Hoje, segundo a pesquisa, a versão mais popular do Android é o Gingerbread (2.3), lançado oficialmente em dezembro de 2010. Ela representa 55,5% de todos os dispositivos com o software.
O Froyo (2.2) vem em segundo lugar com 30,4%, enquanto que o Honeycomb (3.0), SO da empresa exclusivo para tablets lançado em fevereiro do ano passado, está presente em 3,3% dos aparelhos Android.
Com o Ice Cream Sandwich, o Google espera reduzir a atual fragmentação de versões.
O novo Android irá funcionar tanto em tablets quanto em smartphones, e a gigante das buscas introduziu recentemente um novo suporte obrigatório ao Holo, tema vistual padrão do Android, concretizando um passo importante para lutar contra a fragmentação, destaca o IDG.
Em novembro, o Google anunciou 200 milhões de ativações de dispositivos Android.
Dados da consultoria de mercado Gartner para o terceiro trimestre do ano passado apontam que 52,5% dos aparelhos móveis usam o sistema Android na atualidade.
Na vice-liderança desse mercado está o Symbian, da Nokia, com 16,9%, seguido pela Apple (iOS, com 15%) e a RIM, fabricante do BlackBerry (11%). Bada (2,2%) e Microsoft (1,5%) completam a lista.
Leia a matéria completa do IDG Now nos links relacionados abaixo.
Android: 99,4% da base sem última versão
Em cada 1000 aparelhos com o sistema operacional móvel Android, apenas seis rodam a versão mais atualizada.
Os dados são de uma pesquisa feita com base nas informações de acesso ao site Android Market nas últimas duas semanas.
Segundo o site IDG Now, a estimativa é que o percentual represente 1,2 milhão de aparelhos.
Veja também
Android será o preferido dos hackers em 3 anos
O Android poderá ser o principal alvo dos hackers daqui a três anos, substituindo o Windows a partir da utilização de tablets e smartphone com o sistema, segundo relata Eugene Kaspersky, especialista em segurança e fundador da empresa de antivírus Kaspersky.
De acordo com o especialista, o Windows ainda domina o mercado de vírus, mas a maioria dos criminosos tradicionais vai migrar para o Android em três ou quatro anos, facilitando o acesso ao sistema operacional Android.
Hacker adapta Android 4.0 em Nokia N900
A fim de testar a desenvoltura do sistema operacional Android 4.0, um hacker, identificado com o Drunkdebugger, adaptou o Ice Cream Sandwich em um Nokia N900, segundo informa o portal IDG Now.
Para tanto, o expert utilizou o Projeto NITdroid, concedendo portabilidade operacional ao Nokia N900, que utiliza o sistema Maemo – versão do Linux que substitui o Symbian clássico.
Apesar de estabelecer sincronia, o celular não aguentou por muito tempo a execução do sistema.
RIM lança solução para Android e iOS
Já que não consegue recuperar mercado de hardware, a RIM, fabricante do BlackBerry, aposta no software.
Cada vez perdendo mais mercado para concorrentes como iPhone e Android no segmento corporativo, a empresa lançou uma solução de segurança – considerado um forte da companhia – que roda em múltiplas plataformas, incluindo a concorrência.
Batizado de Mobile Fusion, o software permite, por exemplo, o programa é um software de gerenciamento para a TI.
Android tem metade do mercado mobile
A plataforma móvel do Google, Android, detém mais de metade do mercado de smartphones.
Segundo dados do instituto Gartner, o sistema operacional open source teve, no terceiro trimestre de 2011, 52,5% de participação no segmento, frente os 25,3% do terceiro trimestre de 2010.
Estudo: Android lidera preferência, mas não uso
Google Android e Apple são as plataformas móveis mais lembradas por usuários corporativos no Brasil, com 63,9% e 63,1%, respectivamente, das menções registradas em uma pesquisa encomendada pelo Grupo Educacional Impacta Tecnologia à MBI Mayer&Bunge Informática.
Pesquisa aponta evolução de malware Android
Uma pesquisa realizada em outubro pelo FortiGuard Lab revelou um desenvolvimento do malware DroidKungFu, que representa a nova evolução do malware móvel.
De acordo com o FortiGuard Lab, centro de pesquisa ligado à provedora de segurança Fortinet, a ameaça é um malware Android que age como um botnet capaz de baixar outros malwares, abrir aplicativos e browsers, além de deletar arquivos no sistema do telefone.
iPad perde 30% de mercado. Android sobe
O iPad perdeu 30% de mercado no último trimestre, frente ao mesmo período no ano passado, segundo um levantamento parcial divulgado pela agência Bloomberg nessa sexta-feira, 21.
De acordo com os dados, o Android teve uma alta de 2,3%, na comparação anual.
Novos modelos Android, como o Galaxy TAB, da Samsung, ajudaram na conquista de mercado pelo sistema operacional do Google, que hoje tem 27% do mercado global de tablets. O iPad, apesar da baixa, segue com 67% de participação.
Android ultrapassa iOS em download de app
O Android, sistema operacional para dispositivos móveis do Google, ultrapassou o iOS, da Apple, e assumiu a liderança no mercado de download de aplicativos móveis.
Informações do portal TI Inside apontam que no segundo trimestre, o Android respondeu por 44% do total de apps baixados, enquanto que o iOS ficou com 33% de participação, de acordo com pesquisa da ABI Research.
Android 4.0 chega mais aberto
O primeiro Android pós-compra da Motorola foi lançado nessa terça-feira, 18, pelo Google.
Uma das novidades da empresa é o modelo do lançamento, totalmente open source, o que significa que a plataforma móvel poderá ser adaptada por qualquer fabricante para comercialização.
Segundo o site This Is My Next, o antecessor nunca chegou a esse status.
Motorola: apps em HTML5 para MS e Android
A Motorola Solutions lança uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações web em computadores móveis com plataformas Windows Embedded Handheld (Windows Mobile), Windows Embedded Compact (Win-CE) e Android ET1.
Batizada de Motorola RhoElements, a solução é resultado da aquisição da Rhomobile, concluída pela Motorola em junho deste ano.