Roberto Guerra

A Inteligência de Negócios, uma das três masters resellers brasileiras da sueca QlikTech, fabricante do BI QlikView, acaba de abrir uma filial em Porto Alegre.

A unidade é a primeira da distribuidora, que tem sede em São Paulo, e com ela a meta é somar ao menos 20 novos clientes à carteira regional ainda em 2010 – ano em que a companhia cresceu 60% só no primeiro semestre e pretende repetir o feito no próximo período.

Hoje, a empresa atende a 30 clientes no Sul. Da filial porto-alegrense, uma equipe hoje formada por um gerente de contas e três consultores atenderá também à Santa Catarina e Paraná.

“A região representa uma fatia de 25% de nossos negócios no país. Além da filial, que em breve terá a equipe aumentada, também estamos em vias de fechar acordo com dois novos canais no Rio Grande do Sul, que já conta com uma revenda. Já no Paraná são outros três parceiros”, conta Roberto Guerra, diretor da Inteligência de Negócios.

Em Santa Catarina não há canais. Em todo o país, são 25. Já o time de colaboradores diretos da empresa fica em 20 pessoas.

Guerra explica que a decisão pela abertura da unidade na capital gaúcha se deu por dois motivos.

Primeiro, pela demanda do mercado local, que se mostrou receptivo ao BI modular da fabricante sueca. Segundo, porque o canal mais expressivo da Inteligência de Negócios na região, a porto-alegrense Tecki, foi descadastrado pela QlikTec, por problemas de contrato, segundo informações da própria fabricante de BI.

“Nossa aposta na região é grande. Em breve, vamos instalar por aqui também a Academia QlikView, um centro de treinamento para usuários e desenvolvedores que queiram criar aplicações sobre o BI”, destaca Guerra.  

Em todo o país, a Inteligência de Negócios já implementou mais de duas mil licenças do BI sueco, em cerca de dois mil clientes, desde 2004.

Depois da abertura da primeira filial, o plano da master reseller agora é ampliar a participação nos mercados locais. A próxima região a receber uma unidade, embora ainda não haja previsão de prazo ou planos mais definidos, será o Nordeste, onde a carteira atual soma em torno de dez clientes.