Tamanho da fonte: -A+A

O Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel desenvolveu um sistema de gestão próprio com base na tecnologia Builder, da catarinense Benner.

A instituição, sediada em Santa Rita do Sapucaí, também adotou as soluções Benner RH e Benner Corporativo para gestão de pessoal e das áreas financeira, contábil e fiscal
    
Conforme Clayton Fonseca, gerente de TI do instituto, a economia gerada com a substituição dos antigos sistemas pelas novas soluções foi de R$ 250 mil.

"Integramos e automatizamos todos os processos, da matrícula até o controle de notas e avaliação de docentes", afirma Fonseca. "Ganhamos agilidade operacional, disponibilidade de informações, além de economia com atividades como treinamento, manutenção e implementação”, acrescenta.

Para todos
Com o projeto, no qual a implantação e suporte às soluções Benner ficaram a cargo da revenda SMinas, o Inatel ganhou um sistema que gere as demandas de toda a comunidade acadêmica: colaboradores, professores, estudantes, ex e futuros alunos.

“Os estudantes, por exemplo, realizam pelo próprio site da instituição sua inscrição e matrícula, emitem boletos e controlam suas bolsas de estudos e notas. Tudo funcionando de forma integrada aos módulos financeiros e contábeis”, afirma Fonseca.

Além disso, é possível consultar no sistema quem serão os professores responsáveis por cada aula, horários da s aulas, entre outros.
 
Já para os professores, o Inatel desenvolveu um módulo para integrar a solução Benner com a planilha Excel da Microsoft, de modo a lançar diretamente no sistema as notas e frequências dos alunos durante o período letivo.

Também são fornecidas informações sobre os estudantes de cada disciplina, como histórico escolar, fotos, entre outras.

Premiada
“Esta integração foi premiada pela Microsoft no concurso Office é a Solução", comemora o gerente de TI.

Próximos passos
Até o final de 2011, o projeto deve ser ampliado com a implementação da plataforma de Business Inteligence DSS Benner, para uso nos departamentos de controladoria e orçamento.

O Inatel existe desde 1965. Primeira escola superior do Brasil focada no ensino de engenharia e tecnologia para o setor de Telecom,  a instituição mineira oferece graduações, pós-graduação lato e stricto sensu.

Além disso, atua na área de desenvolvimento de software, hardware, educação continuada, consultoria e calibração de equipamentos.

Já a Benner Sistemas tem sede em Blumenau e está entre os três maiores fornecedores do país em seu segmento, sendo a primeira colocada no fornecimento de tecnologia para o segmento de operadoras de saúde, autogestão e turismo, segundo dados próprios.

A empresa soma mais de 3,5 mil sistemas implantados em 750 organizações, entre elas nomes como Santander-Banespa, Bayer, Pão de Açucar, Klabin e Unesco.