A IDXP Tecnologia, startup mineira voltada à análise e ao comportamento do consumidor na web, conquistou na última sexta-feira, 03, o prêmio da votação popular do IBM SmartCamp, na Califórnia.

O projeto apresentado pela companhia, no Vale do Silício, ficou em segundo lugar na categoria principal, na qual investidores, executivos do time mundial da IBM e empresários participaram do júri. A vencedora da noite foi a empresa irlandesa Profitero.

No evento, a companhia apresentou uma tecnologia de sensores inteligentes que, instalada em lojas e carrinhos de compras, permite aos varejistas monitorarem o comportamento dos consumidores dentro de lojas em tempo real.

Com essas informações, as análises geradas possibilitam ações que aumentam as taxas de conversão e de vendas, medindo e avaliando sua eficácia.

A IDXP representou o Brasil na final mundial após ficar em primeiro lugar no IBM SmartCamp Brazil 2011, que contou com mais de cem empresas que apresentaram suas soluções.

“Tivemos acesso a mentes brilhantes do Brasil e do mundo, entre acadêmicos, empreendedores e investidores. Além disso, o fato de a IBM ser uma empresa mundial abriu grandes oportunidades para nós. Já estamos conversando com grandes varejistas do Brasil, Estados Unidos e Europa", comemora Gustavo Lemos, CEO da startup.

No Vale do Silício, a mineira concorreu com outras oito startups que venceram as etapas de Barcelona, Tel Aviv, Bangalore, Nova York, Xangai, Londres, Austin e Istambul.

“É muito gratificante para a IBM auxiliar essa nova geração de empresários com soluções alinhadas a estratégias inteligentes em setores como transporte, análise de dados, gestão da informação e, no caso da IDXP, análise comportamental de compradores no varejo”, ressalta o gerente do Centro de Inovação da IBM Brasil, Ricardo Mansano.

A IDXP foi fundada em 2010 e atua apenas com sistemas direcionados ao varejo offline, para auxiliar na tomada de decisão dos fabricantes e varejistas, proporcionando melhor rentabilidade às vendas.