Foto: dieselbug2007/flickr

Ainda no primeiro semestre deste ano, a Advanced IT terá certificação ISO 9001, concluindo um projeto que de março de 2011 para cá já levou investimento em torno de R$ 100 mil.

O aporte foi desteinado a mapeamento de processos, consultoria da Pro Training, auditoria, treinamentos e reuniões, em uma iniciativa que tem intermédio da Assespro-RS, apoiadora também de outras companhias,como CIA Salux, na busca pelo certificado de qualidade.

Ao longo do projeto, foram realizadas cinco visitas de consultoria, com oito horas cada; dois treinamentos, também de oito horas cada um, uma auditoria interna de oito oras com apoio da Pro Training e atendimento virtual full time dos consultores.
 
"O mapeamento dos processos organizacionais e técnicos necessários para a garantia do selo já foram feitos. Foram, ao todo, mapeados cerca de 20 processos, e agora os colaboradores estão recebendo treinamentos de disseminação dos novos procedimentos", afirma Josiane Coitinho, analista Administrativo da Advanced IT e coordenadora do Grupo de Melhorias de Processos Organizacionais (GMPO), criado para o projeto.
 
Composto por quatro multiplicadores de diferentes setores da empresa, o grupo é encarregado de retransmitir a todos os funcionários as normas e metodologias envolvidas no processo da ISO, garantindo o atendimento aos padrões da certificação.
 
“Obtivemos benefícios em todos os serviços prestados, com melhorias desde a negociação até a entrega final ao cliente", conta Josiane.
 
Neste mês de abril, segundo ela, está sendo realizada uma auditoria interna para avaliar as metodologias, e em maio, uma auditoria externa será feita por uma terceirizada habilitada pela ISO, o que culminará na obtenção da certificação.
 
A ISO 9001 envolve um conjunto de regras, metodologias e processos focados em um sistema de gestão de qualidade para controle de produção.
 
Para obtê-la, as empresas avaliadas passam por avaliações em quesitos como gestão de recursos humanos e materiais, instruções e registros de trabalho formais, monitoramento de processos através de indicadores e tomada de ações quando os objetivos pré-estabelecidos não são alcançados.
 
Com sede em Porto Alegre, a Advanced IT é especializada em sistemas de gestão e administração de bancos de dados.
 
A empresa faturou R$ 11 milhões em 2010, aumento de 20% sobre 2009, e ainda não revelou os números de 2011, mas a meta divulgada no início do ano passado era de expansão na casa dos 37%. 
 
A carteira de atendidos pela companhia traz nomes como CEEE, Stemac, Unimed Porto Alegre, Instituto de Cardiologia, Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Sinosserra, Randon e Doux Frangosul.