Tamanho da fonte: -A+A

Alessandre Trintim, diretor da Essence, empresa de consultoria e outsourcing, especializada em Tecnologia e Informação para negócios e Eduardo Toledo Santos, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, falam sobre a necessidade da tecnologia nas empresas no artigo "A evolução da construção civil: Tecnologia da Informação é uma questão de sobrevivência", publicado no Baguete nesta sexta-feira, 10.

"Alguns gestores de empresas de engenharia e construção civil ainda têm a idéia de que investimento em tecnologia da informação significa computadores, internet e apenas programas como CAD. Essa ligação existe, é claro, porém o desenvolvimento da gestão vai muito além. Cada vez mais a tecnologia passa a ser instrumento de gestão organizacional, deixando de ser vista como um diferencial competitivo para se tornar uma necessidade", explicam.

Ainda ressaltam que as empresas que não se adaptaram às novas tecnologias também podem ter bons resultados, porém, com maiores chances de erros.

"Que fique claro: o modelo simples com que muitas empresas trabalham pode ser, sim, eficaz, porém está mais vulnerável a erros, demoras e desperdícios, além da perda de informações e oscilação da produtividade. Mas é preciso deixar claro que esse setor precisa se desenvolver como um todo e a TI pode ser a base para a solidificação e crescimento harmônico da empresa", concluem.