No ranking das 20 prefeituras mais transparentes do Rio Grande do Sul, definido pelo TCE-RS, quatro usam o Pronim, software para divulgação de dados de gestão municipal da gaúcha Dueto: Santa Maria, Cachoeira do Sul, São Gabriel e Antônio Prado.

As cidades ocupam, respectivamente, a segunda, quarta, oitava e nota colocações no ranking, que tem a liderança dividida por Porto Alegre e Cachoeirinha.

Além disso, a lista do TCE também traz câmaras de vereadores. Destas, usam a solução da Dueto as de Santa Maria (5ª colocação), Uruguaiana (6ª), Butiá e Rio Grande (ambas no 9º lugar).

O levantamento

Para eleger as prefeituras mais transparentes, o TCE-RS avaliou o grau de clareza e divulgação de dados dos portais das instituições, especialmente no que se refere a movimentações orçamentárias e financeiras.

Foram avaliados 990 órgãos executivos e legislativos do estado.

O ranking completo do TCE-RS pode ser conferido pelo link abaixo.

A solução
O Pronim permite disponibilizar informações na web, em tempo real, sobre todos os atos e fatos da administração pública municipal.

Conforme Rafael Sebben, diretor da Dueto, a solução coloca as gestões municipais em adequação à Lei da Transparência, que foi aprovada em 2009 e exige que os municípios mantenham seus portais com dados pormenorizados sobre orçamento, licitações, contratos, patrimônio e pessoal.

A lei é obrigatória para cidades com mais de 50 mil habitantes e facultativa para os de menor população, os quais têm até 2013 para se adaptar à exigência, que a partir disso vingará também para estas localidades.

Empresa do grupo Datasys e Cetil, a Dueto é especializada em sistemas de informática para o setor público municipal e tem sede em Porto Alegre e filiais em Santa Maria, Passo Fundo, Santa Rosa e Pelotas.

A companhia, que para este ano projeta crescimento de 20% no faturamento, atende a uma carteira formada por 313 órgãos públicos de mais de 160 municípios gaúchos.

Já a equipe de colaboradores soma 109 pessoas.

Além de solução de portal para atender ao Pronim, a empresa também fornece soluções como nota fiscal eletrônica e declaração eletrônica de ISS, além de sistemas para gestão administrativa, de saúde pública, educação e georreferenciamento, entre outras.