Eduardo Gerhard, gestor de Outsourcing e Projetos da Meta IT

A leopoldense Meta IT acaba de alcançar o CMMI 3, em um projeto realizado com 100% de consultoria interna, consumindo 3,5 mil horas dedicadas pelos 10 funcionários envolvidos.

Já a auditoria e avaliação ficou a cargo da Procesix, que mantém escritórios em São Paulo, Canadá, Chile, Colômbia e Argentina.

“Foram dez meses entre os processos de avaliação, adequação, manualização de práticas e a certificação”, conta Eduardo Gerhard, gestor de Outsourcing e Projetos da companhia.

No total, foram avaliadas 356 práticas da empresa para aderência ao modelo CMMI-DEV, sendo 140 do nível 2 e 216 do nível 3.

Conforme Anderson Gomes Donas, gerente de Qualidade da companhia gaúcha, o CMMI 3 resulta em um planejamento com maior grau de previsibilidade e assertividade, diminuindo erros e desvios na Fábrica de Software.

“Esse processo abrirá muitas oportunidades de negócios ao possibilitar a visibilidade da empresa no mercado tanto para novos clientes quanto para colaboradores que buscam uma empresa sólida, organizada e certificada para trabalhar", acredita Donas.

Com a conquista, a Meta IT se torna a décima sétima empresa brasileira a possuir CMMI 3. Já no Rio Grande do Sul, é a sexta, entrando no grupo já formado por Ação Sistemas de Informática, NTConsult, Datum TI, CWI e Tlantic.

“Apenas pouco mais de 1% das aproximadamente cinco mil empresas de software do país já conquistaram algum nível no padrão CMMI”, comemora Gerhard, lembrando que a Meta já é nível 2 da certificação desde 2007.

Agora, o objetivo é partir em busca do nível 5 do modelo americano e do CMMI Services.

Pertencente ao Grupo Meta, a empresa é especializada em outsourcing, consultoria e SAP, atendendo a uma carteira de aproximadamente 315 clientes, a maioria dos setores de Telecom, siderurgia, seguros e bens de consumo.

O grupo também mantém a Worbi Internet Business, especializada em soluções de Internet corporativa e serviços de consultoria para atuação online, marketing online, projetos de portais via Open Text Vignette e projetos web em Microsoft SharePoint.

Outra componente da corporação é a Audicon Soluções Fiscais, especialista em busca e tratamento de informações via web.

A companhia oferece produtos como o Audicon Search, solução para busca e tratamento de  informações; e o Audicon Search, plataforma full web para acompanhamento de alterações e saneamento de dados de forma permanente nos sitemas dos clientes.