A Marcegaglia do Brasil, filial da indústria italiana de aço localizada em Garuva-SC, adotou uma solução web da Lecom para controlar automaticamente os serviços de frete de seus produtos.

O projeto, realizado por meio da unidade da Lecom de Joinville, envolveu a criação de um Portal de Frete para a Marcegaglia.

Pelo portal, a companhia controla todo o processo de transporte de cargas, além de otimizar sua comunicação com fornecedores.

“Antes era necessário fazer contatos com as transportadoras de forma manual, por meio de solicitações telefônicas, em papel ou e-mail”, explica Celi Luciano Gonçalves, gerente de Sistemas e Informações da Marcegaglia. “Eram processos muito informais, que permitiam dupla interpretação e, por consequência, erros”, completa.

Hoje, segundo ele, tudo foi resolvido com a centralização dos contatos em uma única ferramenta web, que é administrada pelos analistas da área de logística.

“O portal recebe todos os dados das cargas, incluindo informações fundamentais como dia e horário em que os produtos deverão ser expedidos. Finalizada, a solicitação é disponibilizada para as transportadoras credenciadas ou enviada para uma em específico, que esteja mais adequada ao perfil do pedido”, explica Gonçalves.

Ao aceitar o serviço de frete, a transportadora só precisa registrar no portal o horário que irá retirar a carga na Marcegaglia.

Esta parte é o ponto alto da ferramenta, conforme o gerente de Sistemas, já que mostra aos analistas da fabricante de produtos de aço a programação de retirada das cargas, otimizando o tempo para carregamento das mercadorias e otimizando o gerenciamento das docas para os caminhões.

O portal também permite o cálculo automático do valor dos fretes e históricos das negociações.

Segundo Gonçalves, os benefícios notados foram tantos que a companhia já planeja uma nova etapa para o projeto.

“Projetamos a integração do portal de frete com nosso sistema de portaria”, afirma ele.

Com clientes em todo território nacional, a subsidiária brasileira da Marcegaglia conta com 12 transportadoras credenciadas.

A empresa fabrica componentes para indústria de eletrodomésticos, tubos de aço para refrigeração, tubos de aço carbono e inoxidável e chapas planas, entre outros produtos.

A companhia tem sede em Garuva, cidade de cerca de 11,5 mil habitantes localizada a 226 quilômetros de Florianópolis.

Já a Lecom tem sede em São Paulo e unidades em Bauru e Joinville.

A companhia oferece soluções de comunicação digital, em um portfólio que inclui as soluções Atos Lecom, e-Procurement, e-Marketing, ferramentas para automação de força de vendas e projetos transacionais.

A carteira de clientes da empresa reúne nomes como BMW, Melitta, Tupy, Lorenzetti, Votorantim e Penalty, entre outros.