Jurista testa alvará judicial automatizado, no lançamento do sistema, em Porto Alegre.Foto: João Henrique Willrich

O Banrisul, o Tribunal de Justiça do Estado (TJE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) lançam o Alvará Judicial Automatizado.

Trata-se de um sistema de certificação digital para agilizar o levantamento de valores de depósitos judiciais, que passam a ser realizadas online e em tempo real.

Com a solução, o alvará em papel deixa de existir, restando apenas um registro nos autos. A transferência dos valores ocorre por meio do sistema Themis, usado pelo Judiciário, para o sistema contábil utilizado pelo Banrisul.

A iniciativa será implantada gradativamente em todas as comarcas do Rio Grande do Sul, conforme a diretora Comercial do Banrisul, Marinês Bilhar.

"O novo sistema vai trazer benefícios como rapidez, maior produtividade, segurança e redução do custo social e do fluxo de papéis", afirma ela. "A redução no tempo de atendimento também será considerável", complementa.

Conforme a diretora, quatro modalidades de pagamento referente aos recursos do alvará automatizados poderão ser peticionadas: crédito em conta corrente Banrisul, ordem de pagamento, transferência eletrônica de documento (TED) e o tradicional DOC.