Álvaro Botelho, diretor de Finanças e Serviços Logísticos da Dataprev

A Totvs venceu edital publicado pela Dataprev para aquisição de módulos de gestão para as áreas de contabilidade (incluindo parte fiscal), custos, patrimônio, financeiro, orçamentário, suprimentos, comercial, auditoria, workflow e BI. O contrato somou investimento de R$ 6 milhões.

Os módulos fornecidos são do Protheus versão 10. A implantação já está em andamento e o plano é que o sistema entre em operação já em janeiro de 2011, com nível de customização máximo de 10%, segundo exigido pelo contrato.

“O projeto vai indo muito bem, os prazos estão sendo cumpridos", afirma Álvaro Botelho, diretor de Finanças e Serviços Logísticos da empresa de TI da previdência social. "Buscamos a melhoria do fluxo de informações nos procedimentos administrativos, otimização e padronização dos processos de trabalho e gestão, ampliando a integração inter e intra áreas", completa.

Para vencer a concorrência, a Totvs preencheu todos os requisitos exigidos pela estatal, passou por provas de conceito e apresentou o menor preço, mas também foi avaliada quanto à capacidade de implementação do sistema empresas públicas ou privadas similares em complexidade tecnológica e operacional.

A partir de janeiro de 2011, com os novos módulos já em operação, a estratégia da Dataprev prevê a expansão do uso do sistema.

Estão em estudo a aquisição de novos módulos e um avanço ainda não detalhado na área de BI.

Com sede em Brasília e unidades nos 27 estados do país, a Dataprev emprega 3,4 mil empregados.

Para atender ao seu principal cliente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a estatal atua com sistemas terceiros e de desenvolvimento interno, trabalhando nas áreas de armazenamento, processamento e atualização de dados.

Além do INSS, a Dataprev presta serviços para a Receita Federal e para os Ministérios da Previdência Social, do Trabalho e Emprego e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Também mantém convênio com 81 instituições financeiras para processamento de informações relacionadas a concessão de empréstimo consignado a aposentados e pensionistas.  

Já a Totvs conta com 49,1% de market share no setor de ERP nacional. Na América Latina, a fatia da empresa é de 31,2%.

A carteira da empresa conta, hoje, com 26,2 mil clientes ativos, estando presente em 23 países.