Latintec, MI Informática, Abyz IT e SK Tecnologia anunciam nesta quarta-feira, 11, na BITS, uma fusão que cria um grupo cujo faturamento já larga na casa dos R$ 50 milhões, com projeção de chegar ao dobro até o segundo semestre de 2012.

A nova empresa dá a largada com 120 colaboradores, distribuídos por unidades em Porto Alegre, São Paulo, Caxias do Sul, Passo Fundo e Novo Hamburgo, com capacidade de atendimento em todo o país.

Já a carteira de clientes, somados, passa dos 300 nomes.

“Agora, todos contam com um fornecedor único para projetos de ponta a ponta em tecnologias de um portfólio que reúne mais de 30 linhas de fabricantes como HP, Cisco, Trend Micro, Riverbed, VMware, entre outros”, destaca Gelso Furlin, diretor-presidente do novo negócio, cuja marca oficial ainda está em processo de fechamento e deverá ser anunciada dentro de dois meses.

A fusão gaúcha é o primeiro case do Programa Softex de Alianças Empresariais – PAEMP, segundo a gerente do programa, Ana Lúcia Roth.

A iniciativa, segundo ela, é focada na orientação e adequação de companhias em processo de joint venture, fusão ou aquisição.

“Este primeiro case é um sinalizador de que o processo é uma estratégia acertada para que as empresas melhorem sua competitividade, demonstrando o espaço que o Brasil possui, que pode ser melhor aproveitado por empresas bem estruturadas”, destaca a gestora.

Na fusão das quatro companhias gaúchas, Furlin ressalta que esta orientação e adequação em processos dos mais diversos – do planejamento estratégico à preparação de recursos humanos, passando pela parte jurídica - contou com o apoio de consultorias credenciadas ao Paemp-Softex, como Steffen & Pozzi, Ativar, Proinvest e Franco Advogados.

No novo empreendimento, a diretoria já está definida e, em breve, estarão concluídas também as unificações administrativa e comercial.

Além disso, para um futuro próximo novidades podem ser aguardadas inclusive em expansão física – uma nova cidade gaúcha, que os empreendedores preferem não divulgar por enquanto, ganhará uma unidade da companhia.

Furlin falou com a reportagem do Baguete Diário direto do estúdio do site na BITS. Confira a íntegra da conversa no podcast disponível nesta matéria.

* O Baguete Diário cobre a BITS 2010 com patrocínio da HervalTech - HP e TI Works e apoio da Radioativa Produtora, Unirede e Softsul.