A PTC (Parametric Technology Corporation) lança a versão 10.0 do Windchill, solução de PLM (Product Lifecycle Managment) na qual a empresa investiu cerca de US$ 100 milhões em pesquisa e desenvolvimento.

Este é o maior valor já empregado pela companhia numa nova versão de um produto, lançado em 1998.

O novo Windchill, tem interface mais amigável, permitindo a customização para cada perfil de usuário com apenas alguns comandos no mouse. Além disso, a plataforma agora suporta arquivos em qualquer formato (MCAD, Word, planilhas, etc).

Helio Samora, diretor da PTC para América Latina, acredita que as novas funcionalidades irão contribuir para impulsionar a sua adoção em empresas de diferentes ramos e portes.

“Nos EUA o Windchill já responde por 50% do faturamento da PTC. No Brasil, nosso carro-chefe ainda é o Pro/ENGINEER, mas o percentual de participação do Windchill passou de 5% em 2008 para 30% em 2010 e deverá aumentar ainda mais em 2011”, finaliza o executivo.

Criada em 1998,  quando a PTC adquiriu a empresa Windchill Technology, a solução começou  como um tool kit utilizado apenas por engenheiros, projetistas e profissionais altamente qualificados.

Ao longo dos anos, a ferramenta incorporou novas funcionalidades e se tornou uma solução amigável para diversos perfis de usuários.

“O sucesso foi obtido porque soubemos dar aos usuários o que eles necessitavam, ou seja, uma plataforma de colaboração”, disse Jim Heppelmann, CEO da PTC.