A Tata Consultancy Services (TCS) vai implementar o ERP SAP na subsidiária brasileira da ABB, multinacional suíça que opera nas áreas de energia e automação.

O projeto teve início com um time de 70 profissionais, mas pode chegar a até 120 consultores até a conclusão, cuja data as companhias não divulgaram.

A maioria da equipe ficará sediada no Brasil (onsite) e alguns consultores darão suporte em regime offshore, a partir de outros países.

Na ABB, o SAP vai integrar os setores de controladoria, contabilidade, finanças, compras, estoque, produção, projetos, vendas, manutenção, suporte ao cliente, entre outros.

A adoção do sistema faz parte de uma estratégia da ABB para uniformizar mundialmente sua plataforma tecnológica de operações.

O projeto já está nas mãos da TCS em outros países, como EUA, Reino Unido, Finlândia e África do Sul.

Segundo Gastão Azevedo, CIO da ABB para América do Sul, depois que o sistema entrar em operação no Brasil, a companhia vai estudar o desenvolvimento de implantações em outros países da região.

A empresa é especializada em tecnologias de potência e de automação, atendendo a clientes dos setores industrial e de concessionárias.

O grupo ABB opera em cerca de 100 países e emprega em torno de 124 mil funcionários.

Já a TCS é a empresa de TI do grupo indiano Tata e atua na entrega de serviços de TI, soluções de negócios e outsourcing, com operações em 42 países, onde conta com mais de 198,6 mil profissionais.

A organização encerrou o ano fiscal 2010-2011 com faturamento de US$ 8,2 bilhões.

A TCS América Latina é o braço de negócios da corporação, com unidades no Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia e Equador.

Só nesta operação atuam mais 7,2 mil consultores, que atendem a cerca de 150 clientes.

No Brasil, as operações são mantidas desde 2002, com um time de 800 profissionais, responsáveis pelo atendimento de uma carteira de aproximadamente 30 clientes – entre os quais figuram as principais instituições financeiras do país, companhias de telecom, manufatura e serviços.

No país, o Centro de Desenvolvimento da companhia fica em Barueri e conta com dupla certificação CMMi 5, para as áreas de serviços (CMMI-SVC) e desenvolvimento de software (CMMI-DEV).

A empresa detém ainda as certificações de Segurança da Informação (ISO27001) e Gerenciamento de Serviços de TI (ISO20000).