O Carrefour contabiliza os benefícios da implantação do sistema da Crivo em sua divisão de Soluções Financeiras.

Adotado há um ano, o software foi empregado à área de decisão de crédito, ampliando os modelos de análise, englobando maior diversidade de perfis avaliados e reduzindo o tempo entre a entrada dos dados e resposta ao cliente.

“O cadastramento ágil de novas regras para análise de risco foi fundamental para que evitássemos maiores perdas quando identificado um perfil de cliente com alta inadimplência. Antes levávamos em torno de seis meses para cadastrar novas regras. Hoje, vai de uma hora a, no máximo, uma semana”, afirma Eliana Sabá, gerente de Risco de Crédito do Carrefour Soluções Financeiras.

Além disso, segundo a executiva, antes do Crivo, o sistema do Carrefour aceitava apenas um modelo de credit score (política de concessão de crédito). Agora é possível implantar duas métricas diferentes,selecionadas aleatoriamente assim que as informações do cliente são inseridas no sistema para análise.

Ao parametrizar a análise das informações, a empresa diminuiu o tempo gasto nesta etapa do processo e deixou de realizar avaliações manuais, o que reduz erros, custos e o tempo de resposta ao cliente.

Agora, conforme Eliana, o Carrefour já pensa em expandir o uso da solução para outras áreas.

“Estudamos usar o software em outros segmentos, como manutenção do risco de crédito”, finaliza a gerente.

A Crivo é fornecedora de tecnologia para decisão de crédito e atende a clientes das áreas de finanças, seguros, telecomunicações e varejo.
Em 2009, a empresa registrou receita de R$ 20 milhões e processou aproximadamente 200 milhões de operações.