A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) adotou soluções da AG para implantação do SIGIP – Sistema de Informação e Gestão Integrada Policial.

O projeto informatiza os principais processos operacionais das polícias Civil e Militar e do Departamento da Polícia Técnica do estado, com a integração das informações geradas por estas áreas.

“Isso aconteceu não apenas entre as organizações da Bahia, como também com organismos de outros estados, o que tem sido um dos principais diferenciais do projeto”, explica Egberto Lemos, superintendente da Secretaria de Segurança Pública.

Além disso, o sistema disponibiliza análises sobre a distribuição da criminalidade, os históricos dos principais crimes cometidos bem como dos respectivos infratores.

“São dados valiosos que facilitam o trabalho de mapeamento e identificação de quadrilhas, nos trazem mais agilidade na tomada de decisão e permitem adotarmos uma postura pró-ativa, impedindo que essas ações aconteçam”, destaca Lemos.

A informatização permite, ainda, que a população baiana registre ocorrências pela Internet e acompanhe de perto o trabalho desenvolvido pela polícia. Hoje, segundo o superintendente, cerca de quatro mil registros de ocorrência são recebidos via web mensalmente.

Como se trata de um sistema de missão crítica para Secretaria de Segurança Pública, todo o projeto foi estruturado de forma a garantir alta disponibilidade.

“Ele é composto por 31 sub-módulos que funcionam 24 horas, 7 dias por semana”, comenta Cláudia Porciúncula, gerente de Projeto da Software AG. “Construímos uma arquitetura orientada a serviço (SOA), que garante interoperabilidade com outros sistemas que já faziam parte desse ambiente de TI, além de funcionar independente da plataforma ou sistema operacional utilizado”, complementa.

A Software AG também implantou soluções relacionadas a gerenciamento de processos de negócio (BPM) e uma ferramenta chamada Centrasite, responsável por eliminar retrabalhos ao longo destes processos.

O sistema já está disponível em 50 unidades da SSP-BA, na capital e no interior. Até o momento, mais de 40 mil boletins de ocorrência foram registrados, 5,2 mil mandados de prisão e 734 custódias de infratores foram cadastrados, 390 casos de desaparecidos foram divulgados no portal da secretaria e 290 inquéritos policiais foram instaurados.

Segunda maior companhia de software da Europa, segundo dados próprios, a Software AG atende a mais de quatro mil clientes em todo o mundo. A companhia emprega mais de 3,8 mil funcionários e, em 2009, registrou faturamento de € 847,4 milhões.