Watson sai da TV e vai para os consultórios norte-americanos em 2012

Tamanho da fonte: -A+A

Depois de vencer dois competidores humanos no programa de TV norte-americano Jeopardy, o computador Watson, da IBM, irá diagnosticar pacientes.

A tecnologia por trás da “inteligência” do computador será utilizada pela empresa WellPoint, uma das maiores seguradoras de saúde dos Estados Unidos, para identificar as melhores opções de tratamentos médicos para os 34,2 milhões de clientes da empresa.

O acordo entre a WellPoint e a IBM foi firmado nessa semana, e é o primeiro uso comercial do Watson.

Segundo o site da Computerworld norte-americana, as empresas trabalharão em parceria no desenvolvimento de aplicações tendo o Watson por base.

Um dos exemplos das aplicações é a possibilidade de padronizar os tratamentos com os clientes, identificando as melhores práticas comprovadas em quadros clínicos idênticos.

Trabalhando com reconhecimento de fala e de imagem, o Watson pode ajudar os médicos a levar em consideração um espectro maior de dados ao lidar com diagnósticos – textos relacionados, materiais de referências, estudos, relatórios médicos e pesquisas atualizadas sobre o assunto.

Os primeiros diagnósticos com ajuda da nova tecnologia devem ser aplicados por um grupo selecionado de médicos no início de 2012.

O sistema Watson vencedor do Jeopardy roda num cluster de 90 servidores Power 7 interligados por uma rede de alta velocidade.

Leia a matéria da Computerworld (em inglês) nos links relacionados abaixo.