A operação argentina da Asyst Sudamérica, multinacional brasileira especializada em soluções para gestão e operação de TI, cresceu 53% nos últimos 18 meses.

A expansão se deveu à conquista de clientes como a Profertil, empresa do setor agropecuário, que recentemente contratou a companhia para gerenciar seu departamento de service desk.
 
“Atualmente, contamos com 26 multinacionais em nosso portfólio”, afirma Marcelo Gabriel Arrabal, gerente Comercial da Asyst Sudamérica na Argentina. Segundo ele, a expectativa de firmar outros contratos é alta na região, que em 2008 representou cerca de 6% da receita global da companhia.

Na Argentina, a Asyst conta com uma equipe formada por profissionais locais, que atuam em três frentes de negócio: service desk, recrutamento e alocação de recursos.

“Acreditamos no potencial da região, já que o mercado de TI latino-americano é um terreno fértil. Outro fator que apóia nossa estratégia é a demanda dos clientes brasileiros, que em muitos casos desejam replicar o trabalho de service desk para outras operações da América Latina”, finaliza Jorge A. Perlas, vice-presidente de Operações da Asyst Sudamérica na AL.
 
Cenário argentino
Segundo dados da IDC, o PIB da Argentina cresceu 7% em 2008 e para este ano a expectativa é de um aumento de 4%. Ainda conforme a consultoria, a América Latina será a região de maior crescimento em gastos de TI no mundo em 2009.

No ano passado, uma pesquisa da IDC estimou em quase 15% o crescimento da AL e a Argentina era apontada como o país com o melhor desempenho na região, com 24,1% de crescimento em TI.
 
A empresa
Especializada na terceirização de departamentos de infraestrutura, com destaque para service desk, a Asyst atendeu, em 2008, a mais de três milhões de chamados de clientes, fechando o ano com faturamento de R$ 42 milhões.

Além da Argentina, a companhia brasileira mantém filial também no Chile e acordos operacionais em outros países da América Latina, atendendo a cerca de 70 clientes de grande porte em todo o mundo.

Na carteira, nomes como DuPont, Johnson & Johnson, Tetra Pak, Pepsico e Kimberly Clark, entre outros.