Guilherme Menezes, Head of SAP Sales da T-Systems

A T-Systems pretende aumentar em pelo menos dez companhias locais o número de clientes atendidos por sua unidade de Blumenau, cuja carteira soma, atualmente, em torno de 15 empresas, entre elas nomes como Mercedes-Benz, Volkswagen e Bradesco.

Para isso, o foco será reforçar a área SAP da unidade, que também presta serviços nas outras divisões de ofertas da empresa-braço do grupo alemão Deutsche Telekom.

“Já atuamos com operações SAP em Blumenau, mas o novo foco é fortalecer os contratos locais e, com isso, planejamos duplicar o número de clientes atendidos por este site”, comenta Markus Blumenschein, Head of Point of Production da T-Systems.

Já Guilherme Menezes, Head of SAP Sales da empresa, explica que para expandir a carteira a meta será focar segmentos como manufatura e varejo, hoje menos tradicionais na carteira da empresa, que é majoritariamente baseada no setor automotivo.

O incremento da carteira regional vai incluir também investimento em novos profissionais: atualmente, a operação catarinense possui cerca de 225 colaboradores, sendo que 25 já foram contratados em 2011.

“Até o final deste ano, a previsão é contratar ainda cerca de 75 funcionários, conforme a demanda de novos contratos”, destaca Menezes.

Um reforço que já veio é Adriano Kasburg, SAP Sales Manager quem vem de uma carreira iniciada na TI em 1990, com passagens por Grupo Fischer, Mult Sistemas e Mult Soluções.

A relação de amor entre a T-Systems e Blumenau mostra que o interesse na cidade não é de hoje: a empresa está por lá desde 2006, quando implementou seu primeiro e único Centro de Competência Offshore no Brasil.

Na época, a cidade concorreu com municípios do Nordeste e da Índia, mas ganhou a preferência da multinacional devido à forte cultura alemã, à infraestrutura adequada e aos custos reduzidos de operação.

No Sul, além de Blumenau, a empresa também opera em Curitiba, São José dos Pinhais (PR) e Porto Alegre, porém as unidades são focadas somente entrega de serviços, ou seja: nada de suporte ou implantação SAP, como ocorre em Santa Catarina.

Somando todas as operações, hoje o Sul representa em torno de 15% dos negócios da T-Systems no Brasil.

Com os investimentos em Blumenau, a meta é expandir esta participação, embora a previsão exata deste crescimento ainda não esteja definida.

Céu, sol, Sul, SaaS
Para se fortalecer no Sul, a T-Systems aposta no modelo de contrato por pagamento mensal.

“Para alguns clientes de porte médio, nossa solução inclui o aluguel das licenças SAP. A expectativa é conquistar novos clientes da região nessa modalidade”, finaliza Menezes.

SAP
A nova aposta da T-Systems em SAP também é vinculada a duas certificações recebidas pela companhia no Brasil em 2010: SAP Hosting Partner Certificate e SAP Application Management Services Partner Certificate.

“Trata-se do reconhecimento formal da fabricante alemã de ERP a parceiros considerados aptos a prestarem esses serviços localmente”, explica Blumenschein.

A corporação também tem as certificações SAP AMS Partner (Application Management Services), SAP Hosting Partner, Global SAP – Certified Provider of Cloud Services e, na Alemanha, recebeu o prêmio SAP Pinnacle Awards.

A carteira SAP da T-Systems conta com mais de 1,8 milhões de usuários, em mais de 20 países, abrangendo consultoria, desenvolvimento, implementação e suporte de projetos, assim como gestão de infraestrutura.

Empresão
Segunda maior provedora de TIC da Euroopa, segundo dados próprios, a integrante do grupo Deutsche Telekom mantém uma infraestrutura global de datacenters e redes, empregando um total de 47,7 mil colaboradores em mais de 20 países, com faturamento de € 9,1 bilhões em 2010.

No Brasil, a corporação está desde 2001, com um total de 2,23 mil colaboradores.
O faturamento do ano passado ficou em R$ 336 milhões, com meta de crescimento em torno de 10% para 2011.

Presença marcada no setor automotivo, a companhia também é nome forte em segmentos como bancos, seguradoras, serviços, saúde, utilities e telecomunicações, com destaque na atuação para o mercado offshore.

Além das certificações SAP, outras titulações detidas pela T-Systems incluem ISO 9001 (gestão de qualidade), ISO/IEC 27001 (segurança da informação), CMMI 3, SAS70 type II (SOX) e ISO/IEC 20.000 (ITIL).