A Cloud2b, provedora de soluções e serviços para computação na nuvem, acaba de criar a Comunidade Cloud Computing Brasil.

A iniciativa abrange um ciclo de palestras e fórum permanente de discussão sobre o tema, tudo a partir de uma rede social criada sobre o Chatter, ferramenta da Salesforce.com, que assim como a Magic Software é parceira na criação da comunidade.

As atividades serão realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, com ciclos de workshops mensais. Os primeiros já estão agendados para julho e agosto, com inscrições gratuitas e vagas limitadas.

Entre os temas a serem tratados estão processos de vendas e atendimento ao cliente dos players de cloud computing, além da integração entre o Salesforce.com e sistemas legados a partir da utilização do iBolt, plataforma da Magic Software para nuvem.

Segurança em cloud computing também está na pauta.

“A computação na nuvem vem se destacando. No nosso caso, em um ano de operação superamos a marca de 100 projetos para empresas de vários segmentos e portes”, afirma Gilberto Vilaça, diretor da Cloud2b. “ Esperamos chegar, ao final de 2011, à marca de 300 projetos e 250 clientes”, complementa.
 
Com a Comunidade Cloud Computing Brasil, o executivo espera ampliar a difusão do conhecimento sobre o potencial que a computação na nuvem oferece para as empresas, desde projetos mais simples até os mais elaborados.

“Em ambos os casos, queremos falar da cloud envolvendo a integração entre as aplicações que estão na nuvem com os sistemas legados que as empresas já mantêm em sua infraestrutura”, destaca Vilaça.

O primeiro evento da comunidade já está agendado para a quarta-feira, 20, das 9h às 18h, na sede da Cloud2b (Sampaio Vidal, 834), em São Paulo.

Mais informações e inscrições, pelo link abaixo.