Java deve ganhar um impulso da IBM e da Oracle

A Oracle e a IBM anunciaram nesta semana uma parceria para colaboração no projeto OpenJDK, implementação de código aberta da linguagem de programação Java.

A intenção é fazer do OpenJDK o principal ponto para desenvolvimento do Java Standard Edition (Java SE), o Java Development Kit (JDK) e o Java SE Runtime Environment (JRE).

“A colaboração entre IBM, Oracle e outros integrantes da comunidade Java no OpenJDK vai acelerar a inovação na plataforma Java”, disse Rod Smith, vice-presidente de tecnologias emergentes da IBM.

Em nota, a Oracle informa que o Java Community Process (JCP) continuará a ser o principal órgão normativo para o trabalho de especificação de Java e será aprimorado pelas duas empresas continuamente.

O recém-anunciado roadmap (plano de ação) de desenvolvimento do OpenJDK, que acelera a disponibilidade do Java SE em toda a comunidade de código aberto, será mantido.

Java é uma linguagem de desenvolvimento de software para uso geral, especificamente criada para ser aberta e permitir que os desenvolvedores "escrevam uma vez e executem em qualquer lugar."

A linguagem é usada mais amplamente em aplicativos empresariais, móveis e da web. As aplicações possíveis vão de jogos a softwares para cálculo de impostos.

Segundo a Oracle, a plataforma Java já atraiu mais de 6,5 milhões de desenvolvedores de software e está presente em mais de 4,5 bilhões de dispositivos, incluindo PCs (800 milhões), portáteis, como celulares (2,1 bilhões), além de cartões inteligentes (3,5 bilhões) e outros dispositivos, como impressoras, webcams e até terminais lotéricos.