A Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina investiu R$ 5 milhões no Diamond e-Mobile, solução da Elucid para a área de faturamento. E valeu a pena: a ferramenta gerou economia de mais de R$ 20 milhões à distribuidora, devido à capacidade de entrega da fatura em tempo real à leitura, o que baixou gastos com envio e impressão.

"A impressão simultânea da fatura em tempo real à leitura possibilitou a antecipação de cerca de 8% do fluxo de caixa, sendo que 90% das faturas já são entregues por meio da mobilidade conferida ao processo", destaca  Igor Gonçalves, administrador da divisão de faturamento da Celesc.

Em operação desde dezembro do ano passado, a solução já foi responsável pela impressão de mais de três milhões de faturas desde então.

Hoje, toda a área de concessão da distribuidora catarinense já é atendida por meio do faturamento simultâneo, cuja versão híbrida permite a leitura online e offline.

"Mesmo quando há área de sombra o leiturista consegue, através do PDA, fazer o cálculo da fatura, entregando a conta na hora para o consumidor", informa Gonçalves. "As atualizações são enviadas para a central de dados automaticamente, quando o PDA passa a ter a sinal", completa.

O Diamond e-Mobile permite, ainda, que o leiturista envie as ordens de serviço para o sistema central online da distribuidora, a partir de um telefone celular.

Isso, segundo Gonçalves, agiliza não só processos de cobrança, como aumenta o fluxo de caixa com o vencimento da fatura mais próximo do dia da leitura e aumenta a segurança, pois no momento da medição as informações criptografadas são salvas na base de dados, o que reduz as chances de erros manuais e de vazamento de dados.

"Ganhamos também transparência, uma vez que os clientes podem estar ao lado do leiturista no momento da medição e realização do cálculo, acompanhando o processo. Isto minimiza a incidência de dúvidas e reclamações", finaliza Michael Chenoweth Wimert Jr, presidente da Elucid.

A Celesc responde por mais de 90% do território catarinense, além do atendimento ao município de Rio Negro, no Paraná, sendo a 6ª maior prestadora de serviço público de distribuição de energia elétrica do Brasil.

Já a Elucid atua em serviços e soluções integradas de TIC para os setores de serviços públicos e energia.

Em 2009, a companhia cresceu 20% e faturou R$ 120 milhões. Para 2010, aposta em soluções de mobilidade, gestão comercial e projetos de consultoria para ampliar os ganhos.