Tamanho da fonte: -A+A

A MCA Sistemas, catarinense especializada em supervisão de processos lançou a solução SensorWeb Saúde, que atua com monitoramento de temperatura e umidade para bancos de sangue.

O sistema é baseado em uma plataforma de telemetria desenvolvida pela empresa, por meio de sensores sem fio conectados a uma central de monitoramento local, a partir da qual são monitorados fatores que interferem na qualidade dos produtos e insumos na área da saúde, como temperatura, umidade e luminosidade. 

Segundo informa Douglas Pesavento, sócio da companhia e engenheiro de controle e automação industrial, todos os dados são armazenados na plataforma – hospedada no Brasil –, que se organiza como uma central de monitoramento via web e mobile, a partir da qual os clientes têm acesso aos dados e podem administrar todo processo.

Para tanto, a companhia investiu cerca de R$ 1 milhão, que foi adquirido por captação própria e subvenção econômica.

Com apenas dois meses de mercado, a solução ainda está em processo de homologação com os clientes, entre eles o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Santa Catarina (HemoSC) e a prefeitura da Florianópolis.

“Essa é a primeira solução nacional para tal finalidade e atende a todos os requisitos da Anvisa e do Inmetro. Com o SensorWeb Saúde é possível garantir confiabilidade da informação, reduzir custos  e mão de obra”comenta Pesavento.

Para 2012, a companhia espera que a solução agregue, pelo menos, 20 clientes.

Fundada em 2005, a MCA Sistemas tem sede na Incubadora Midi Tecnológico do Sebrae-SC, conta com oito colaboradores e foca seus esforços no desenvolvimento de soluções para aquisição de dados e monitoramento remoto.