A Focco Sistemas de Gestão, de Caxias do Sul, acaba de conquistar um novo cliente no Nordeste: o Grupo Tubform, de Iguatu-CE, que adotou o FoccoERP.

A companhia cearense, sediada a 380 quilômetros de Fortaleza, é fabricante do setor moveleiro, sendo considerada, conforme dados levantados pela Focco, a maior fábrica de móveis tubulares do Brasil.

Composta pelas unidades fabris Madeform e Tubform, a Tubform também mantém outras operações, como a rede de Lojas Mathias, com dez filiais distribuídas nos estados do Ceará e da Paraíba; e a fábrica de eletroportáteis Liz Eletric.

Para o diretor Comercial da Focco, Evandro Ballico, o fechamento do negócio consolida a companhia catarinense no Nordeste.

“Além de Bahia, Pernambuco e Maranhão, agora atuamos em definitivo no Ceará, o que nos faz olhar para o nordeste com a real possibilidade de termos uma unidade presencial na região, em função dos clientes atendidos por lá”, projeta o executivo gaúcho.

Já o gerente de Tecnologia e Projetos da Tubform, Alexandre Bezerra, destaca que a opção da companhia pelo FoccoERP se deu em função de fatores como a adesão do sistema às demandas específicas da indústria moveleira e metal-mecânica.

“O software possibilita o planejamento, direção, manutenção e avaliação das informações da empresa, é abrangente pela sua modularidade e atende toda a cadeia produtiva”, pontua Bezerra. “Ainda, possibilita a apuração de custos automática para negociação de preços”, acrescenta.

O presidente do Grupo Tubform, Edvane Matias, destaca que, antes do ERP caxiense, uma das dificuldades encontradas pela companhia era a falta de customização dos softwares de gestão em torno de estratégias de negócios específicas do setor moveleiro.

“A dificuldade em extrair informação de forma ágil e precisa também incomodava”, frisa o presidente.

Atualmente, o FoccoERP está em fase de implantação na empresa cearense.

O processo será dividido em duas fases, com previsão da atual etapa para o mês de agosto.

Já a segunda metade da implementação visa à integração de todas as unidades do Grupo Tubform no sistema da Focco, o que deve ter início em janeiro de 2012.