A carioca Lumis, especializada em soluções para desenvolvimento e gestão de portais web, foi classificada entre os três maiores fornecedores de plataformas de Portal no Brasil em 2007, de acordo com o último relatório "Brazil Semiannual Enterprise Portals Tracker", da IDC.

A pesquisa avaliou o market share das empresas do segmento, considerando sua receita de software (licenças mais manutenção). No caso da Lumis, garantiram a terceira posição no ranking de players de atuação nacional os resultados no setor de grandes projetos, como os realizados para clientes como Oi, Sul América, Grupo Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Prudential do Brasil, Icatu-Hartford, Coca-Cola e Fundação Roberto Marinho, entre outros.

Ao todo, a plataforma Lumis é utilizada em mais de 60 grandes empresas, ocupando 11,9% de market share no país.

De acordo com a IDC, o mercado brasileiro de portais corporativos cresceu 25% em 2007, na comparação com 2006. Segundo o analista sênior de Aplicações de Software da consultoria, Julio Pagani, este segmento cresce mais rapidamente na América Latina do que a média do mercado de TI como um todo na região. "No Brasil, esta expansão é ainda superior e essa configuração será mantida pelos próximos cinco anos, ao menos", afirma ele.