A Resource, integradora de soluções e serviços de TI, lança o Programa de Formação Resource, focado na capacitação de mão de obra para seus próprios quadros.

De acordo com Gilmar Batistela, presidente da Resource, a companhia deve investir cerca de R$ 1,5 milhão em capacitação nos próximos 12 meses.

“O segmento acadêmico não está formando de acordo com as reais necessidades do mercado. Em função disso, decidimos iniciar uma formação paralela”, afirma o executivo.

O projeto da Resource dá ênfase não só a treinamentos técnicos, mas também comportamentais. Segundo Batistela, alguns dos pilares das capacitações são comunicação, relacionamento interpessoal e criatividade. Já entre as formações técnicas, linguagens Java e .Net já estão na lista, e a próxima deverá ser Cobol.

O programa teve início com a escolha e cadastramento de faculdades, selecionadas.

Treinamento em três fases
Para definir os participantes do programa, a Resource selecionou currículos de cerca de 300 estudantes de faculdades localizadas próximas à sede da companhia. Todos os alunos estão entre o primeiro e terceiro ano de cursos voltados à área de TI e dos inicialmente inscritos, 70 foram destinados a uma prova, que peneirou 24 aprovados, os quais já ingressaram no treinamento.

O primeiro ciclo do programa incluirá três meses de curso com quatro horas diárias, além da faculdade. Durante esse período, os 24 estudantes receberão uma ajuda de custo.

Ao término do curso, os alunos serão novamente avaliados e os que forem aprovados continuarão no programa e ingressarão na próxima fase, que durará mais 90 dias.

Nesse tempo, permanecerão dentro da Resource por seis horas diárias, com remuneração reajustada e em um processo de mentoring.

“Alguns de nossos gestores foram escolhidos como mentores desses aprendizes. Eles acompanharão, dentro da companhia, cada um dos estudantes”, explica o presidente da Resource.

Plano de carreira à frente
Passada essa fase, que contará com uma avaliação de desempenho, os participantes iniciarão as terceira e última etapa antes da efetivação: a participação em alguns projetos da empresa, ainda de forma reduzida, mas já com aumento de responsabilidade.

“A remuneração também será diferenciada, além das exigências em termos de desempenho”, destaca Batistela. “Queremos que os estudantes que permanecerem na empresa tenham um plano de carreira e se sintam valorizados. Queremos a melhor equipe de TI do país”, encerra o presidente.

A Resource é especializada em outsourcing em desenvolvimento de software e tem sede em São Paulo, com filiais em Alphaville, Americana, Campinas, Belo Horizonte, e Miami.