A TAM, que já utilizava o módulo de Importação do software Ecomex, da paulista NSI, acaba de contratar também os recursos de Exportação, Câmbio, Depósito Afiançado (para controle de materiais de bordo) e Depósito Especial (para peças de reposição).

A contratação, compreendida no Projeto Click – Comércio Exterior, da diretoria de Suprimentos da TAM, reformulou todo o sistema de controle das operações de importação e exportação da companhia aérea.

A gestora de TI do Projeto Click, Liliane Delgado, afirma que o objetivo é aumentar a eficiência e reduzir custos nos processos de comércio exterior. “O Ecomex é um sistema completo com interfaces nativas com Oracle Applications”, avalia ela.

Para atingir estas metas, a empresa aérea também contratou consultoria da Accenture, que foi responsável pelo desenho das funcionalidades e mudanças nos processos para reorganizar seu departamento de comércio exterior.

Além disso, o projeto foi realizado em paralelo a um upgrade do ERP da TAM. A companhia, que utiliza solução da Oracle, chegou à versão 12 do sistema de gestão.