A SolidWorks lançou nesta quarta-feira, 15, o Certified Sustainable Designer Associated, uma nova certificação que visa homologar conhecimentos em design sustentável.

O exame está disponível online é composto por 30 questões, visando mensurar o grau de conhecimento sobre práticas sustentáveis no processo de design.

A nova certificação é uma prova teórica, baseada em um guia desenvolvido pela área de sustentabilidade da empresa.

O certificado é aberto a qualquer tipo de profissional, independente de ser ou não usuário da ferramenta de CAD 3D da SolidWorks. O exame custa US$ 49.

Uma nova certificação, que ainda está em desenvolvimento e não tem um prazo definido para ser lançada, contemplará os usuário profissional SolidWorks.

O Certified Sustainable Designer Associated é parte de um esforço da SolidWorks em promover práticas de design sustentável na manufatura.

“Essa preocupação é crescente em todas as indústrias, devido à pressão que vem dos consumidores por mais responsabilidade ambiental”, afirma

O viés sustentável é resultado de uma parceria com a alemã PE International, dona de uma solução que inclui um banco de dados com 100 mil cenários de impacto ambiental colhidos em 20 anos de atuação.

A simulação permite calcular o impacto em emissão de carbono e custo energético de um produto na fase de projeto, considerando desde a extração da matéria prima necessária, passando pela produção, uso pelos consumidores e descarte final.

* Maurício Renner cobre o SolidWorks World 2012 a convite da DS SolidWorks