Rafael Bortolini e Vinícius Amaral

As porto-alegrenses Cryo e iProcess lançam, em parceria, o Orquestra Compras Públicas, solução que abrange mapeamento, redesenho e automação de processos de compras governamentais.

A ferramenta vem sendo testada há cerca de um ano em dois clientes de grande porte – Grupo Hospitalar Conceição e Inmetro Nacional. Ainda em 2010, a meta é conquistar ao menos cinco novas contas para o software, que abrange todas as etapas, modalidades e tipos de compras públicas, com foco no atendimento a regras de transparência impostas para estes procedimentos.

Na parceria, a Cryo desenvolve a solução, enquanto a iProcess entra com o serviço de mapeamento de processos, implantação da ferramenta e adequação ao negócio de cada cliente. Uma aliança que deverá alavancar as metas de crescimento das duas empresas para 2010, fixadas em 30% pela primeira e 40% pela segunda.

“O processo de compras é complexo, lento, caro e de difícil acompanhamento e gerenciamento”, afirma Vinícius Amaral, diretor de Negócios e Tecnologia da iProcess. “Esta gestão é, geralmente, um parto para as organizações públicas, mas nossa experiência mostra que estas empresas podem ter enormes ganhos ao adotar soluções baseadas em processos”, complementa Rafael Bortolini, diretor de Projetos da Cryo.

Depois desta solução, os diretores de iProcess e Cryo garante: as duas empresas irão prosseguir com a aliança, focando novos projetos.

“Nosso plano é expandir esta parceria, especialmente na área de workflow e BPM”, explica Amaral. “Somos as duas empresas mais antigas do estado a trabalhar com soluções nestes segmentos”, complementa Bortolini.

A iProcess atua hoje com unidades em Porto Alegre e São Paulo, empregando uma equipe de 22 colaboradores que deverá se expandir em breve, já que estão em aberto vagas para contratação de analistas e desenvolvedores.

A companhia, que também atua em ECM/GED e atende a clientes como Grupo Pão de Açúcar, Sicredi, CEEE, Procergs e Furukawa, pretende ampliar a carteira geral em cerca de 12 novas contas este ano.

Já a Cryo desenvolve, além do Orquestra, soluções como o NetCommunity, focado em gerenciamento descentralizado de informações e conhecimento em portais de Internet, e projetos de software focados em demandas pontuais dos usuários.

A carteira de clientes da empresa, que traz cerca de 40 nomes de grande porte, conta com Sefaz-RS, Unisc, UPF, Unimed Porto Alegre e Pizza Hut, entre outros.

Hoje, a Cryo emprega 11 colaboradores, na parte de desenvolvimento. Ainda este ano o time será incrementado, com contratações já em andamento na área de programação sobre plataforma Microsoft.

A solução será lançada oficialmente durante o webinar “Orquestra Compras Públicas: eficiência e transparência em seu processo de compras”, que acontece na quarta-feira, 18, das 15h às 16h. Os interessados podem se inscrever pelo link relacionado abaixo.